Características de crianças hospitalizadas com asma grave no sul do Brasil

Autores

  • Tiago Neves Veras Hospital Infantil Jeser Amarante Faria
  • Thiago Mamôru Sakae Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

ASMA/epidemiologia, HOSPITALIZAÇÃO/estatística & dados numéricos, CRIANÇA, LACTENTE, PRÉ-ESCOLAR, ESTUDOS TRANSVERSAIS, ESTUDOS RETROSPECTIVOS.

Resumo

OBJETIVOS: descrever a casuística de internações pediátricas por asma, discutindo fatores clínicos e epidemiológicos. MÉTODOS: foi realizado um estudo transversal, retrospectivo, sobre as internações por asma aguda em pacientes menores de 18 anos, de janeiro a dezembro de 2009, no Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, de Joinville, Santa Catarina. Foram revisadas as características dos pacientes, dados da internação, medicações utilizadas e desfechos nesse período. RESULTADOS: durante o período estudado foram internadas 74 crianças com asma grave, cuja idade média foi de 3,2 anos (desvio padrão 2,8), sendo 59,5% do sexo masculino. Verificou-se que 12% das crianças utilizavam profilaxia com corticóide inalado regularmente e 21% faziam acompanhamento com pneumologista infantil. A duração média das internações foi de seis dias (desvio padrão 7,8), com período máximo de 50 dias. A maior parte das internações aconteceu no mês de agosto (28,4%). No inverno foram constatadas 32 internações (43,2%). Houve um óbito no período. CONCLUSÕES: a principal faixa etária dos pacientes internados por exacerbação de asma foi abaixo de três anos, com predomínio do sexo masculino e frequência aumentada no inverno. Constatou-se baixo índice de acompanhamento ambulatorial e uso de medicação preventiva. O seguimento preventivo, educação em asma e uso de profilaxia com corticóides inalados deve ser incentivado para diminuir as taxas de hospitalização por asma no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Neves Veras, Hospital Infantil Jeser Amarante Faria

Médico Pneumologista Pediátrico

Thiago Mamôru Sakae, Universidade Federal de Santa Catarina

Médico. Mestre em Saúde Pública. Professor de Epidemiologia na Universidade do Sul de Santa Catarina.

Publicado

2010-10-19

Como Citar

Veras, T. N., & Sakae, T. M. (2010). Características de crianças hospitalizadas com asma grave no sul do Brasil. Scientia Medica, 20(3), 223–227. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/6578

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)