Participação, recomendação, produção e socialização dos participantes de ligas acadêmicas na graduação em medicina

um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2024.1.45444

Palavras-chave:

educação médica, currículo, estudantes de medicina, escolas médicas.

Resumo

Objetivos: Avaliar as características das ligas acadêmicas e seus participantes em uma escola médica, descrevendo e associando suas atividades com diversos aspectos da formação.

Métodos: Estudo exploratório, através de questionário online com estudantes do internato, com uma parte descritiva e outra quantitativa com cálculo de correlações. Também, com pesquisa sobre área de atuação, número de alunos e professores das ligas da instituição.

Resultados: Participaram do estudo 71 estudantes, que possuem alto índice de participação em ligas, com taxas de satisfação e recomendação também altas. A instituição possui 52 ligas, com 21,6±10,4 alunos e, em geral, um professor.

Conclusões: Alunos de medicina entram precocemente em ligas, atuam em várias e tomam parte em outras atividades complementares. A participação em ligas está associada com atividades complementares e com publicação de artigos. Elas podem funcionar como suporte para socialização e, também, como grupos de mentoria por pares.

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Biografia do Autor

Diego Inácio Goergen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, RS, Brasil.

Eduarda Druck magadan, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Estudante de Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Ivan Carlos Ferreira Antonello, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor da Pontifícia 0Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Carlos Eduardo Poli-de-Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Goergen, D. I., magadan, E. D., Antonello, I. C. F., & Poli-de-Figueiredo, C. E. (2024). Participação, recomendação, produção e socialização dos participantes de ligas acadêmicas na graduação em medicina: um estudo exploratório. Scientia Medica, 34(1), e45444. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2024.1.45444

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde

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