Participação, recomendação, produção e socialização dos participantes de ligas acadêmicas na graduação em medicina
um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2024.1.45444Palavras-chave:
educação médica, currículo, estudantes de medicina, escolas médicas.Resumo
Objetivos: Avaliar as características das ligas acadêmicas e seus participantes em uma escola médica, descrevendo e associando suas atividades com diversos aspectos da formação.
Métodos: Estudo exploratório, através de questionário online com estudantes do internato, com uma parte descritiva e outra quantitativa com cálculo de correlações. Também, com pesquisa sobre área de atuação, número de alunos e professores das ligas da instituição.
Resultados: Participaram do estudo 71 estudantes, que possuem alto índice de participação em ligas, com taxas de satisfação e recomendação também altas. A instituição possui 52 ligas, com 21,6±10,4 alunos e, em geral, um professor.
Conclusões: Alunos de medicina entram precocemente em ligas, atuam em várias e tomam parte em outras atividades complementares. A participação em ligas está associada com atividades complementares e com publicação de artigos. Elas podem funcionar como suporte para socialização e, também, como grupos de mentoria por pares.
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