Abordagem laparoscópica de incidentaloma de adrenal: um caso raro de ganglioneuroma
Palavras-chave:
TUMORES DE ADRENAL, GANGLIONEUROMA, LAPAROSCOPIA, INCIDENTALOMA.Resumo
Objetivo: discutir a abordagem e o manejo laparoscópico de um raro caso de ganglioneuroma de adrenal em incidentaloma. Descrição do caso: um paciente masculino de 45 anos teve diagnóstico de incidentaloma de adrenal com 7,5 cm à ultrassonografia e padrão tomográfico incaracterístico. A suprarrenalectomia laparoscópica transperitoneal durou 63 minutos e utilizou quatro portais (um de 12, um de 11 e dois de 5 mm) para a abordagem da glândula, a qual foi removida por uma ampliação do portal de 12 mm até cerca de 3,5 cm, em saco coletor. O sangramento computado foi inferior a 50 ml. O exame anatomopatológico revelou tratar-se de ganglioneuroma. Houve excelente evolução pós-operatória, com alta hospitalar 72 horas apos o procedimento. Conclusões: a propedêutica dos incidentalomas de adrenal é motivo de controvérsias na literatura. Este relato busca chamar a atenção para a possibilidade do ganglioneuroma como causa de incidentaloma de adrenal, principalmente em pacientes jovens. A remoção cirúrgica desse tumor normalmente resulta em cura clínica e a abordagem laparoscópica é a opção preferencial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.