Avaliação do perfil antropométrico e físico de crianças em idade escolar selecionadas em ambientes rurais e urbanos no sudoeste da Nigéria (piloto NigeriaLINX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2023.1.44368

Palavras-chave:

antropometria, perfil físico, idade escola, população urbana, população rural

Resumo

Objetivo: examinar o perfil antropométrico e físico de crianças em idade escolar selecionadas em ambientes rurais e urbanos.
Métodos: foi realizado um estudo transversal aplicando técnicas de amostragem em vários estágios, que incluíam processos de amostragem aleatória simples e sistemática, usadas para extrair amostras da população-alvo. A amostra constitui-se de crianças saudáveis que participaram voluntariamente do estudo, após consentimento para participação dado por um dos pais. As medições antropométricas incluíram altura, peso, altura sentada e IMC, enquanto os testes de aptidão física para o estudo incluíram sentar-se e alcançar, força de preensão manual, salto de velocidade, salto em largura, corrida de vaivém de 10 x 5 metros e teste de aptidão multiestágio. Foram usados para a análise escore z, escore STEN e teste t independentemente dos dados.
Resultados: um total de 222 crianças saudáveis com idade média de 10 anos (masculino=112, feminino=109) participaram do estudo. Os resultados mostraram que as crianças urbanas eram mais altas (Urbano=141,3±9,2m; Rurais=134±21,3m), mais pesadas (Urbano=37,6±10,4kg; Rurais=28,2±6,2kg), tinham mais força nas pernas (Urbano=105,7±25,5; Rurais =49,4±41,0) e força de braço (Urbano=15,7±4,1; Rural=13,4±5,2) do que as crianças da zona rural. No entanto, as crianças da zona rural tiveram maior pontuação de sentar e alcançar (Rural=25,3±5,8; Urbana=22,8±6,0) e completaram mais voltas no teste de condicionamento físico multiestágio (Rural=35,5±25,5; Urbana=12±5,7). Todas as variáveis eram significativamente diferentes entre crianças urbanas e rurais (P<0,05).
Conclusão: o presente estudo mostrou que as crianças das áreas urbana e rural diferiram nas variáveis antropométricas e físicas selecionadas. Portanto, o programa de educação física e as instalações de infraestrutura para atividades físicas e participação em esportes para crianças em idade escolar devem ser projetados com base no status socioeconômico, nas comodidades sociais e no nível de desenvolvimento da comunidade anfitriã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grace Otinwa, Universidade de Lagos (UNILAG), Faculdade de Educação, Cinética Humana e Educação em Saúde, Lagos, Estado de Lagos, Nigéria.

Ph.D pela Universidade de Ibadan. Professor de Motricidade Humana na Faculdade de Educação da Universidade de Lagos, Akoka, Lagos. Chefe do Departamento de Motricidade Humana e Educação em Saúde (2010-2012 e 2013-2016). Vice-presidente do Conselho Internacional de Saúde, Educação Física, Recreação, Esportes e Dança (2015 até a data).

 

 

 

 

Boluwaji Jaiyesimi, Universidade Afe Babalola (ABUAD), Faculdade de Ciências, Unidade de Ciências do Esporte, Ado Ekiti, Estado de Ekiti, Nigéria.

Ph.D em Ciências do Esporte/Biomecânica do Esporte pela Universidade de Stellenbosch, África do Sul. M.Ed em Motricidade Humana e Educação para a Saúde (especialização em Fisiologia do Exercício); B.Ed em Cinética Humana e Educação em Saúde pela Universidade de Ibadan. Ele é Vice-Diretor de Esportes da Universidade Afe Babalola. Professor Associado de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências da Universidade Afe Babalola.

Toba Bamitale, Universidade Afe Babalola (ABUAD), Faculdade de Ciências, Unidade de Ciências do Esporte, Ado Ekiti, Estado de Ekiti, Nigéria.

 

Ph.D, M.Ed, B.Ed em Cinética Humana e Educação em Saúde, Departamento de Cinética Humana e Educação em Saúde, Universidade de Ibadan, Nigéria. Professor Associado, Coordenador do Programa de Ciências do Esporte, Universidade Afe Babalola, Ado Ekiti, Nigéria.

Habeeb Owolabi, Universidade de Lagos (UNILAG), Faculdade de Educação, Cinética Humana e Educação em Saúde, Lagos, Estado de Lagos, Nigéria.

Ph.D. em Educação em Saúde pela Universidade de Lagos (UNILAG), em Akoka, Estado de Lagos, Nigéria. Lecurer II no Departamento de Cinética Humana e Educação em Saúde, Universidade Estadual de Educação de Lagos (LASUED), em Otto/Ijanikin, Estado de Lagos, Nigéria.

 

Gbenga Ajibola, Universidade de Lagos (UNILAG), Faculdade de Educação, Cinética Humana e Educação em Saúde, Lagos, Estado de Lagos, Nigéria.

 

Ph.D. em Administração e Gestão Esportiva pela Universidade de Lagos, Akoka-Yaba, Lagos, Nigéria; Mestrado em Administração e Gestão Desportiva pela mesma Universidade; B.Sc.(Edu.) em Educação Física pela Universidade de Benin; Estado de Edo e Certificado Nacional de Educação da Faculdade de Educação Adeniran Ogunsanya, Estado de Lagos. Membro e atuou no conselho de diversas associações profissionais, incluindo o ICHPER. SD, NAPHER.SD, NIM, NSSM, etc.; atualmente trabalha como professor de Motricidade Humana e Educação em Saúde na Universidade de Lagos.

 

MacPherson Ogunsemore , Universidade de Lagos (UNILAG), Faculdade de Educação, Cinética Humana e Educação em Saúde, Lagos, Estado de Lagos, Nigéria.

 

Ph.D em Administração e Gestão Esportiva pela Universidade de Lagos, Akoka-Yaba, Lagos Nigéria; M.Ed com especialização em Administração e Gestão Esportiva pela Universidade de Lagos Akoka-Yaba, Lagos Nigéria. Professor Associado do Departamento de Cinética Humana e Educação em Saúde, Faculdade de Educação da Universidade de Lagos, Akoka-Yaba, Lagos-Nigéria.

Musiliu Owolewa , Universidade de Lagos (UNILAG), Faculdade de Educação, Cinética Humana e Educação em Saúde, Lagos, Estado de Lagos, Nigéria.

NCE - Educação Física e Saúde com especialização em Educação para Crianças com Deficiência Auditiva - Faculdade Federal de Educação (Especial) Estado de Oyo; Bacharelado Edu em Educação em Saúde - Universidade de Ilorin, Estado de Kwara; M.Ed em Educação em Saúde - Universidade de Ibadan, Estado de Oyo; Doutorado em vista - Universidade de Lagos, Nigéria.

Referências

Hian TC, Mahmud ZF, Choong TY. Physical fitness level between urban and rural students-case study. Procedia - Soc Behav Sci. 2013;90:847-52. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.07.160 DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.07.160

Dollman J, Norton K, Norton L. Evidence for secular trends in children’s physical activity behaviour. Br J Sports Med. 2005;39:892-7. http://dx.doi.org/10.1136/bjsm.2004.016675 DOI: https://doi.org/10.1136/bjsm.2004.016675

Joens-Matre R, Welk G, Calabro M, Russell D, Nicklay E, Hensley L. Rural–urban differences in physical activity, physical fitness, and overweight prevalence of children. J Rural Health 2008;24(1):49-54. https://doi.org/10.1111/j.1748-0361.2008.00136.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1748-0361.2008.00136.x

Booth JN, Tomporowski PD, Boyle JM, Ness AR, Joinson C, Leary SD, Reilly JJ. Associations between executive attention and objectively measured physical activity in adolescence: Findings from ALSPAC, a UK cohort. Mental Health Phys. Activ. 2013;6(3):212-9.

https://doi.org/10.1016/j.mhpa.2013.09.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.mhpa.2013.09.002

Syväoja HJ, Tammelin TH, Ahonen T, Kankaanpää A, Kantomaa MT. The associations of objectively measured physical activity and sedentary time with cognitive functions in school-aged children. PloS one. 2014;9(7):e103559. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0103559 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0103559

Hsieh SS, Fung D, Tsai H, Chang YK, Huang CJ, Hung TM. Differences in working memory as a function of physical activity in children. Neuropsychology. 2018 Oct;32(7):797. https://doi.org/10.1037/neu0000473 DOI: https://doi.org/10.1037/neu0000473

Mala J, McGarry J, Riley KE, Lee EC, DiStefano L. The relationship between physical activity and executive functions among youth in low-income urban schools in the northeast and southwest United States. J Sport Exerc Psychol. 2020;42(4):292-306. https://doi.org/10.1123/jsep.2019-0111 DOI: https://doi.org/10.1123/jsep.2019-0111

Mora-Gonzalez J, Esteban-Cornejo I, CadenasSanchez C, Migueles JH, Molina-Garcia P, RodriguezAyllon M, et al. Physical fitness, physical activity, and the executive function in children with overweight and obesity. J Pediatr. 2019;208:50-6. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2018.12.028 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2018.12.028

Li N, Yolton K, Lanphear BP, Chen A, Kalkwarf HJ, Braun JM. Impact of early‐life weight status on cognitive abilities in children. Obesity (Silver Spring). 201;26(6):1088-95. https://doi.org/10.1002/oby.22192 DOI: https://doi.org/10.1002/oby.22192

Wood AC, Vainik U, Engelhardt LE, Briley DA, Grotzinger AD, Church JA, et al. Genetic overlap between executive functions and BMI in childhood. Am J Clin Nutr. 2019;110(4):814-22. https://doi.org/10.1093/ajcn/nqz109 DOI: https://doi.org/10.1093/ajcn/nqz109

John-Akinola YO, Gavin A, O’Higgins SE, Gabhainn SN. Taking part in school life: views of children. Health Educ. 2014;114(1):20-42. https://doi.org/10.1108/HE02-2013-0007 DOI: https://doi.org/10.1108/HE-02-2013-0007

Joronen K, Rankin SH, Åstedt‐Kurki P. School‐based drama interventions in health promotion for children and adolescents: systematic review. J Adv Nur. 2008l;63(2):116-31. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2008.04634.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2008.04634.x

Emeahara GO, Umeifekwem J. Creating school’s environment and policies to promote physical activities for obesity prevention among school children in Nigeria. J Niger Assoc Sport Sci Med. 2014;15(2):50–7.

World Health Organization [Internet]. [please unkmown]; [updated Mar 2014]. Who growth charts for Canada; 1-14. Available from: https://cpeg-gcep.net/content/who-growth-charts-canada

McGuigan M. Monitoring training and performance in athletes. Human Kinetics; Champaign, IL. 2017 Mar 10. DOI: https://doi.org/10.5040/9781492595618

Aziz S, Ain WN, Majeed R, Khan MA, Qayum I, Ahmed I, et al. Growth centile charts (anthropometric measurement) of Pakistani pediatric population. J Pak Med Assoc. 2012;62(4):367.

Van Dang C, Day R, Selwyn B, Maldonado YM, Nguyen KC, Le TD, et al. Initiating BMI prevalence studies in Vietnamese children: changes in a transitional economy. Asia Pac J Clin Nutr. 2010;19(2):209-16. https://search.informit.org/doi/10.3316/informit.146474768674731

Kolekar SM, Sawant SU. Study on physical growth in urban and rural school children from 5 to 13 years of age: a comparative approach. New Visions in Science and Technology. 2021;2:96-102. https://doi.org/10.9734/bpi/nvst/v2/12919D DOI: https://doi.org/10.9734/bpi/nvst/v2/12919D

Chillon P, Ortega FB, Ferrando JA, Casajus JA. Physical fitness in rural and urban children and adolescents from Spain. J Sci Med Sport. 2011;14(5):417-23. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2011.04.004 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsams.2011.04.004

Tambalis KD, Panagiotakos DB, Sidossis LS. Greek children living in rural areas are heavier but fitter compared to their urban counterparts: a comparative, time‐series (1997‐2008) analysis. J Rural Health. 2011;27(3):270-7. https://doi.org/10.1111/j.17480361.2010.00346.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1748-0361.2010.00346.x

Mukhopadhyay A, Bhadra M, Bose K. Physical exercise, body mass index, subcutaneous adiposity and body composition among Bengalee boys aged 10-17 years of Kolkata, India. Anthropol Anz. 2005;63(1):93-101. DOI: https://doi.org/10.1127/anthranz/63/2005/93

Venkaiah K, Damayanti K, Nayak MU, Vijayaraghavan K. Diet and nutritional status of rural adolescents in India. Eur J Clin Nutr. 2002;56(11):1119-25. https://doi.org/10.1038/sj.ejcn.1601457 DOI: https://doi.org/10.1038/sj.ejcn.1601457

Ramachandran A, Deol NS, Gill M. Assessment of body mass index and health related fitness among school children. J. Phys. Educ. Sport. 2009;25(4):1-6.

Aberle N, Blekić M, Ivaniš A, Pavlović I. The comparison of anthropometrical parameters of the four-year-old children in the urban and rural Slavonia, Croatia, 1985 and 2005. Coll Antropol. 2009;33(2):347-51.

Albarwani D Phil S, Al-Hashmi K, Al-Abri M, Jaju D, Hassan MO. Effects of overweight and leisuretime activities on aerobic fitness in urban and rural adolescents. Metab Syndr Relat Disord. 2009;7(4):369-74. https://doi.org/10.1089/met.2008.0052 DOI: https://doi.org/10.1089/met.2008.0052

Adamo KB, Sheel AW, Onywera V, Waudo J, Boit M, Tremblay MS. Child obesity and fitness levels among Kenyan and Canadian children from urban and rural environments: a KIDS-CAN Research Alliance Study. Int J Pediatr Obes. 2010;6(sup3):e225-232. https://doi.org/10.3109/17477166.2010.543683 DOI: https://doi.org/10.3109/17477166.2010.543683

Özdirenç M, Özcan A, Akin F, Gelecek N. Physical fitness in rural children compared with urban children in Turkey. Pediatr Int. 2005;47(1):26-31. https://doi.org/10.1111/j.1442-200x.2004.02008.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1442-200x.2004.02008.x

Tinazci C, Emiroglu O. Physical fitness of rural children compared with urban children in north Cyprus: a normative study. J Phys Act Health. 2009;6(1):88-92. https://doi.org/10.1123/jpah.6.1.88 DOI: https://doi.org/10.1123/jpah.6.1.88

Tınazcı C, Emİroğlu O. Assessment of physical fitness levels, gender and age differences of rural and urban elementary school children. Türkiye Klinikleri tıp Bilimleri Dergisi. 2010;30(1):1-7. DOI: https://doi.org/10.5336/medsci.2008-7426

Jiang Q, Huang X, Cui D. Rural–Urban Differences in physical fitness and overweight prevalence of children and adolescents from central south China. Int J Environ Res Public Health. 2023;20(3):2390. https://doi.org/10.3390/ijerph20032390 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph20032390

Dohbobga MN, Atabonglefac BF. The effect of nutritional status on the physical aptitude and cardiovascular profiles of school children in urban and rural areas of the center region of Cameroon. Scholastic [Internet] [Cited 2023 July 4]. 2023;2(1):36-47. Available from: http://univerpubl.com/index.php/scholastic/article/view/174

Kryeziu AR, Iseni A. Differences between children anthropometric and physical fitness characteristics urban and rural areas. Sports Science and Health. 2022;24(2):120-6. https://doi.org/10.7251/SSH2202120K DOI: https://doi.org/10.7251/SSH2202120K

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Otinwa, G., Jaiyesimi, B., Bamitale, T., Owolabi, H., Ajibola, G., Ogunsemore , M., & Owolewa , M. (2023). Avaliação do perfil antropométrico e físico de crianças em idade escolar selecionadas em ambientes rurais e urbanos no sudoeste da Nigéria (piloto NigeriaLINX). Scientia Medica, 33(1), e44368. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2023.1.44368