Aprofundando o ensino e aprendizagem de comunicação clínica
A importância da reflexão e do feedback no ensino em saúde
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.39795Palavras-chave:
educação médica, habilidades de comunicação, estudantes de medicinaResumo
Objetivos: a comunicação clínica (CC) está relacionada à interação entre profissionais de saúde e pacientes ou familiares, sendo fundamental para prática médica. Este artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre reflexão e feedback no ensino e aprendizagem significativos de CC.
Métodos: os autores realizaram uma breve revisão e discussão conceitual da história e da natureza do ensino do CC, seguida pela exploração do papel da reflexão e do feedback no ensino de CC.
Resultados: comunicar-se bem pode ser desafiador, pois exige que os estudantes de medicina e profissionais adaptem sua comunicação a cada paciente/família enquanto obtêm todas as informações necessárias, transmitindo confiabilidade, cuidado e compaixão. O ensino do CC para estudantes de medicina envolve o aprofundamento de elementos técnicos, relacionais e emocionais da relação médico-paciente. A CC requer um ensino flexível e adaptado às necessidades dos estudantes. Portanto, ensinar CC deve ir além de fazer a pergunta apropriada ou aplicar comportamentos específicos baseados em listas de verificação. No ensino do CC, é crucial dar aos estudantes de medicina apoio para discutir as barreiras e atitudes pessoais e institucionais e explorar como transferir seu aprendizado para a prática clínica. Para tanto, deve-se estimular a reflexão para permitir que os alunos expressem dificuldades e sentimentos e ampliem sua compreensão de si e dos outros. Nesse processo, o feedback é essencial para ir além do ensino baseado em habilidades para o aprendizado baseado em reflexão.
Conclusão: a mudança de uma aprendizagem baseada em habilidades requer o uso de um processo reflexivo e feedback para permitir que os alunos aprendam sobre si, assim como, sobre se tornarem mais flexíveis e sintonizados com as diferentes necessidades do paciente nos encontros clínicos.
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