O papel da simulação na prática cirúrgica e a criação de uma nova ferramenta para treinamento neurocirúrgico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.29129Palavras-chave:
simulação, neurocirurgia, educação médica, craniossinostose, curva de aprendizado.Resumo
OBJETIVOS: Testar uma nova ferramenta para educação neurocirúrgica, um "quebra-cabeça" para simular a correção cirúrgica de craniossinostose (especificamente escafocefalia), usando a técnica "H" de Renier.
MÉTODOS: O modelo do crânio foi criado por meio da obtenção de imagens de tomografia computadorizada multi slice (camadas de 1 mm) no formato Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM). Essas imagens foram então processadas usando um algoritmo computadorizado para gerar um modelo tridimensional em resina. O quebra-cabeça e suas possibilidades de treinamento foram avaliados qualitativamente por uma equipe de neurocirurgiões especialistas. Após, os especialistas avaliaram a aplicação da ferramenta para residentes em neurocirurgia e os residentes também avaliaram a experiência.
RESULTADOS: Participaram da avaliação cinco especialistas neurocirurgiões e 10 residentes em neurocirurgia. Todos consideraram a ferramenta positiva para o treinamento proposto. Os especialistas fizeram observações sobre o quanto o modelo pode ser interessante por instigar a compreensão dos porquês das etapas cirúrgicas e como atuar em cada uma delas. Segundo a percepção dos especialistas, após o uso do modelo os residentes apresentaram melhor clareza na visualização tridimensional do passo a passo, indiretamente auxiliando na compreensão da técnica cirúrgica. Além disso, ressaltaram uma notável redução de erros a cada tentativa de montagem do quebra-cabeça. Os residentes consideraram ser um método de ensino que torna a avaliação objetiva e clara. Entre os entrevistados, a nota fornecida ao simulador teve média de 9,9.
CONCLUSÕES: O quebra-cabeça em formato de crânio mostrou-se uma ferramenta complementar para o ensino, que permite diferentes graus de imersão e realismo. Fornece uma noção de realidade física, oferecendo informações simbólicas, geométricas e dinâmicas, com rica visualização tridimensional. O uso do simulador pode, potencialmente, abreviar e melhorar a curva de aprendizado dos neurocirurgiões, de uma forma segura.
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