Prática Deliberada em Ciclos Rápidos: uma estratégia moderna de simulação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28849Palavras-chave:
simulação, treinamento por simulação, educação médica, aprendizagem.Resumo
OBJETIVOS: Descrever, por meio de revisão da literatura, a estrutura, efetividade, vantagens e desvantagens de uma nova estratégia de simulação clínica denominada Prática Deliberada em Ciclos Rápidos.
MÉTODOS: A revisão da literatura ocorreu entre junho e setembro de 2017. Foram procurados os termos “Prática Deliberada em Ciclos Rápidos”, “Prática Deliberada” e “Ciclo Rápido”, e seus termos equivalentes em espanhol e inglês, com filtro para estudos em seres humanos e para artigos publicados de janeiro de 2014 a agosto de 2017, nas bases de dados MEDLINE/PubMed, Web of Science, Scopus e SciELO.
RESULTADOS: Dos 264 artigos localizados a partir dos termos pesquisados, quatro estudos foram selecionados para esta revisão. Devido à pequena quantidade de estudos e à heterogeneidade dos grupos e dos desfechos medidos, optou-se por fazer uma revisão narrativa. A Prática Deliberada em Ciclos Rápidos consiste em simular casos clínicos em ciclos progressivamente mais complexos, repetindo-os até a aquisição da competência desejada pela equipe treinada; quando os objetivos de cada ciclo são alcançados, um novo ciclo se inicia, com incremento na dificuldade das tarefas exigidas. O método oferece múltiplas oportunidades de praticar as competências, automatização de habilidades e feedback direcionado. Apresenta uma série de vantagens sobre a simulação tradicional, incluindo aumento da satisfação dos participantes e melhoria na performance de desfechos-chave em ambiente de ressuscitação cardiopulmonar. Apresenta algumas desvantagens: discussão limitada de casos mais complexos ou cenários comportamentais e dificuldade do controle do tempo de cada ciclo, que depende do desempenho da equipe.
CONCLUSÕES: Na Prática Deliberada em Ciclos Rápidos, participantes atuam em cenário de simulação com repetição de tarefas até a maestria na aquisição das competências desejadas. Esta estratégia apoia-se em técnicas consagradas, como a aprendizagem de mestria e a prática deliberada. Apesar de ter algumas desvantagens, como discussão limitada de cenários complexos ou comportamentais e dificuldade no controle do tempo, com um planejamento adequado e um bom treinamento de facilitadores, esse método pode ser uma excelente ferramenta para potencializar o aprendizado com simulação.
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