Debriefing as an opportunity to develop emotional competence in health profession students: faculty, be prepared!
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28805Palavras-chave:
simulation, medical education, faculty, emotions.Resumo
***Debriefing como uma oportunidade de desenvolver competência emocional em estudantes da área da saúde: docentes, preparem-se!***
OBJETIVOS: Neste artigo, pretendemos compartilhar nossa perspectiva em relação a como a simulação pode ajudar a transformar a realidade, construindo um ambiente seguro em que os facilitadores das sessões de simulação sejam os modelos em que os estudantes podem se espelhar para desenvolver competência emocional. Vale ressaltar que reconhecer e dar legitimidade às emoções é passo essencial para a criação de um ambiente seguro para os estudantes. Também pretendemos reforçar como os programas de capacitação docente são fundamentais para garantir que os facilitadores estarão preparados para atingir esse novo objetivo de aprendizagem, e como contextos culturais diferentes podem influenciar esse processo.
MÉTODOS: Nesta revisão narrativa, nos concentraremos na importância das emoções. Emoções no contexto da aprendizagem, mas também emoções dos aprendizes do ponto de vista dos professores, e emoções dos professores no contexto do desenvolvimento do corpo docente.
RESULTADOS: A simulação está se tornando cada vez mais importante na educação médica. Os avanços tecnológicos permitem simular praticamente qualquer situação, com alta fidelidade e realidade. Isso cria a possibilidade de trazer a complexidade de situações clínicas reais para um ambiente simulado e controlado. Ao executar essas simulações de alta complexidade, os estudantes experimentam várias e diferentes emoções: as emoções dos pacientes e de suas famílias, as emoções dos membros da equipe, e as suas próprias emoções, como estudantes e como futuros profissionais da saúde. Infelizmente, a grade curricular formal da maioria das escolas médicas não aborda especificamente a importância de desenvolver competência emocional, e os estudantes acabam com a impressão geral de que as emoções são basicamente negativas, e que devem ser evitadas e mantidas a uma distância de segurança. No entanto, vários estudos mostram como as emoções influenciam o aprendizado e a tomada de decisões, e como é importante estar consciente delas e modulá-las de uma forma que garanta a salvaguarda dos interesses dos pacientes.
CONCLUSÕES: As emoções afetam diretamente várias dimensões do trabalho clínico, como comunicação, tomada de decisão, trabalho em equipe e liderança. Esperamos que tratar das emoções como meta natural das atividades de aprendizagem nas profissões da saúde oportunize catalisar a reconciliação entre os aspectos técnicos e emocionais da prática clínica.
Downloads
Referências
Cook DA, Hatala R, Brydges R, Zendejas B, Szostek JH, Wang AT, Erwin PJ, Hamstra SJ. Technology-enhanced simulation for health professions education: a systematic review and meta-analysis. JAMA. 2011;306(9):978-88. https://doi.org/10.1001/jama.2011.1234
Cook DA, Hamstra SJ, Brydges R, Zendejas B, Szostek JH, Wang AT, Erwin PJ, Hatala R. Comparative effectiveness of instructional design features in simulation-based education: systematic review and meta-analysis. Med Teach. 2013;35(1):e867-98. https://doi.org/10.3109/0142159X.2012.714886
Motola I, Devine LA, Chung HS, Sullivan JE, Issenberg SB. Simulation in healthcare education: a best evidence practical guide. AMEE Guide No. 82. Med Teach. 2013;35(10):e1511-30. https://doi.org/10.3109/0142159X.2013.818632
Adams P. Exploring social constructivism: theories and practicalities. Education 3-13. 2006;34(3):243-27. https://doi.org/10.1080/03004270600898893
McGaghie WC, Issenberg SB, Petrusa ER, Scalese RJ. A critical review of simulation-based medical education research: 2003-2009. Med Educ. 2010;44(1):50-63. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2009.03547.x
Rudolph JW, Simon R, Raemer DB, Eppich WJ. Debriefing as formative assessment: closing performance gaps in medical education. Acad Emerg Med. 2008;15(11):1010-6. https://doi.org/10.1111/j.1553-2712.2008.00248.x
McNaughton N. Discourse(s) of emotion within medical education: the ever-present absence. Med Educ. 2013;47(1):71-9. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2012.04329.x
Lerner JS, Li Y, Valdesolo P, Kassam KS. Emotion and decision making. Annu Rev Psychol. 2015;66:799-823. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-010213-115043
Szekely RD, Miu AC. Incidental emotions in moral dilemmas: the influence of emotion regulation. Cogn Emot. 2015;29(1):64-75. https://doi.org/10.1080/02699931.2014.895300
Mamede S, Van Gog T, Schuit SC, Van den Berge K, Van Daele PL, Bueving H, Van der Zee T, Van den Broek WW, Van Saase JL, Schmidt HG. Why patients' disruptive behaviours impair diagnostic reasoning: a randomised experiment. BMJ Qual Saf. 2017;26(1):13-8. https://doi.org/10.1136/bmjqs-2015-005065
Shapiro J. Perspective: Does medical education promote professional alexithymia? A call for attending to the emotions of patients and self in medical training. Acad Med. 2011;86(3):326-32. https://doi.org/10.1097/ACM.0b013e3182088833
Zapf D. Emotion work and psychological well-being: a review of the literature and some conceptual considerations. HRMR. 2002;12:237-68. https://doi.org/10.1016/S1053-4822(02)00048-7
Sikka R, Morath JM, Leape L. The Quadruple Aim: care, health, cost and meaning in work. BMJ Qual Saf. 2015;24(10):608-10. https://doi.org/10.1136/bmjqs-2015-004160
Hall LH, Johnson J, Watt I, Tsipa A, O'Connor DB. Healthcare Staff Wellbeing, Burnout, and Patient Safety: A Systematic Review. PLoS One. 2016;11(7):e0159015. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0159015
Ramani S1, Leinster S. AMEE Guide no. 34: Teaching in the clinical environment. Med Teach. 2008;30(4):347-64. https://doi.org/10.1080/01421590802061613
Monrouxe LV. Identity, identification and medical education: why should we care? Med Educ. 2010;44(1):40-9. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2009.03440.x
Wenzlaff RM, Wegner DM. Thought suppression. Annu Rev Psychol. 2000;51:59-91. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.51.1.59
Gross JJ, Levenson RW. Emotional suppression: physiology, self-report, and expressive behavior. J Pers Soc Psychol. 1993;64(6):970-86. https://doi.org/10.1037/0022-3514.64.6.970
Richards JM, Gross JJ. Emotion regulation and memory: the cognitive costs of keeping one's cool. J Pers Soc Psychol. 2000;79(3):410-24. https://doi.org/10.1037/0022-3514.79.3.410
Daglius Dias R, Scalabrini Neto A. Stress levels during emergency care: A comparison between reality and simulated scenarios. J Crit Care. 2016;33:8-13. https://doi.org/10.1016/j.jcrc.2016.02.010
Afghani B, Besimanto S, Amin A, Shapiro J. Medical students' perspectives on clinical empathy training. Educ Health (Abingdon). 2011;24(1):544.
Bradley P. The history of simulation in medical education and possible future directions. Med Educ. 2006;40(3):254-62. https://doi.org/10.1111/j.1365-2929.2006.02394.x
Coulehan J, Williams PC. Vanquishing virtue: the impact of medical education. Acad Med. 2001;76(6):598-605. https://doi.org/10.1097/00001888-200106000-00008
Arora S, Ashrafian H, Davis R, Athanasiou T, Darzi A, Sevdalis N. Emotional intelligence in medicine: a systematic review through the context of the ACGME competencies. Med Educ. 2010;44(8):749-64. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2010.03709.x
Fraser K, Ma I, Teteris E, Baxter H, Wright B, McLaughlin K. Emotion, cognitive load and learning outcomes during simulation training. Med Educ. 2012;46(11):1055-62. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2012.04355.x
Sargeant J, Mann K, Sinclair D, Van der Vleuten C, Metsemakers J. Understanding the influence of emotions and reflection upon multi-source feedback acceptance and use. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2008;13(3):275-88. https://doi.org/10.1007/s10459-006-9039-x
Schweller M, Passeri S, Carvalho-Filho M. Simulated medical consultations with standardized patients: in-depth debriefing based on dealing with emotions. Rev Bras Educ Méd. 2017. [In press].
Fanning RM, Gaba DM. The role of debriefing in simulation-based learning. Simul Healthc. 2007;2(2):115-25. https://doi.org/10.1097/SIH.0b013e3180315539
Lavoie P, Michaud C, Bélisle M, Boyer L, Gosselin É, Grondin M, Larue C, Lavoie S, Pepin J. Learning theories and tools for the assessment of core nursing competencies in simulation: A theoretical review. J Adv Nurs. 2017 Aug 16. https://doi.org/10.1111/jan.13416
Kay D, Kibble J. Learning theories 101: application to everyday teaching and scholarship. Adv Physiol Educ. 2016;40(1):17-25. https://doi.org/10.1152/advan.00132.2015
Philpott J, Batty H. Learning best together: social constructivism and global partnerships in medical education. Med Educ. 2009 Sep;43(9):923-4. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2009.03436.x
Watson J. Social constructivism in the classroom. SfL. 2001;16(3):140-7. https://doi.org/10.1111/1467-9604.00206
Kriz WC. A systemic-constructivist approach to the facilitation and debriefing of simulations and games. S&G. 2010;41(5): 663-80. https://doi.org/10.1177/1046878108319867
Sawyer T, Eppich W, Brett-Fleegler M, Grant V, Cheng A. More Than One Way to Debrief: A Critical Review of Healthcare Simulation Debriefing Methods. Simul Healthc. 2016;11(3):209-17. https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000148
Ten Cate OT. Why receiving feedback collides with self determination. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2013 Oct;18(4):845-9. https://doi.org/10.1007/s10459-012- 9401-0
Ryan RM, Deci EL. Deci, Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. Am Psychol. 2000 Jan;55(1):68-78. https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68
Ten Cate TJ, Kusurkar RA, Williams GC. How self-determination theory can assist our understanding of the teaching and learning processes in medical education. AMEE guide No. 59. Med Teach. 2011;33(12):961-73. https://doi.org/10.3109/0142159X.2011.595435
Williams GC, Saizow RB, Ryan RM. The importance of self-determination theory for medical education. Acad Med. 1999;74(9):992-5. https://doi.org/10.1097/00001888-199909000-00010
Telio S, Ajjawi R, Regehr G. The "educational alliance" as a framework for reconceptualizing feedback in medical education. Acad Med. 2015;90(5):609-14. https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000560
Taylor DC, Hamdy H. Adult learning theories: implications for learning and teaching in medical education: AMEE Guide No. 83. Med Teach. 2013;35(11):e1561-72. https://doi.org/10.3109/0142159X.2013.828153
Der Sahakian G, Alinier G, Savoldelli G, Oriot D, Jaffrelot M, Lecomte F. Setting conditions for productive debriefing. S&G. 2015;46(2):197-208. https://doi.org/10.1177/1046878115576105
Hermann K. Field theory and working with group dynamics in debriefing. S&G. 2015;46(2):209-20. https://doi.org/10.1177/1046878115596100
Van Der Vleuten CP. The assessment of professional competence: developments, research and practical implications. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 1996;1(1):41-67. https://doi.org/10.1007/BF00596229
Steinert Y. Faculty development: from workshops to communities of practice. Med Teach. 2010;32(5):425-8. https://doi.org/10.3109/01421591003677897
Steinert Y, editor. Faculty development in the health professions : a focus on research and practice. New York: Springer; 2014. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7612-8
Schweller M, Wamserlei J, Strazzacappa M, Sá FC, Celeri EHRV, Carvalho-Filho MA. Metodologias ativas para o ensino de empatia na graduação em medicina: uma experiência da Unicamp. Cad ABEM. 2014;10:36-46.
Wong C, Law KS. The effects of leader and follower emotional intelligence on performance and attitude: an exploratory study. Leadersh Q. 2002;13(3):243-74. https://doi.org/10.1016/S1048-9843(02)00099-1
Gunkel M, Schlägel C, Engle RL. Culture's influence on emotional intelligence: an empirical study of nine countries. J Internat Manag. 2014;20(2):256-4. https://doi.org/10.1016/j.intman.2013.10.002
Satterfield JM, Hughes E. Emotion skills training for medical students: a systematic review. Med Educ. 2007;41(10):935-41. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2007.02835.x
Yip JA, Côté S. The emotionally intelligent decision maker: emotion-understanding ability reduces the effect of incidental anxiety on risk taking. Psychol Sci. 2013;24(1):48-55. https://doi.org/10.1177/0956797612450031
Garnefski N, Kraaij V, Spinhoven P. Negative Life Events, Cognitive Emotion Regulation and Emotional Problems. Pers Individ Dif. 2001;30(8):1311-27. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(00)00113-6
Eisenberg N. Emotion, regulation, and moral development. Annu Rev Psychol. 2000;51:665-97. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.51.1.665
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.