Uso da simulação no ensino da anestesiologia em escola de medicina
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28348Palavras-chave:
educação médica, simulação, anestesia geral, anestesia local, bloqueio anestésico.Resumo
OBJETIVOS: Relatar a experiência com o ensino da anestesiologia a estudantes de medicina de forma prática e interativa, utilizando simuladores em cenários clínicos de anestesia com tarefas predeterminadas.
RELATO DA EXPERIÊNCIA: Na Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul são usados cenários clínicos simulados para o ensino de anestesia geral e bloqueios anestésicos. São disponíveis equipamentos completos e fármacos próprios a cada simulação. Alunos tem atuação direta no simulador para desempenho nas situações apresentadas. Para cada conduta, escolha de fármacos e doses requeridas, filmagens são realizadas com finalidade de fixação de conhecimentos e melhoramentos.
CONCLUSÕES: O ensino médico de anestesiologia com a utilização de simuladores tende a ser cada vez mais utilizado, uma vez que insere o aluno em situações simuladas próximas à realidade do processo anestésico, de forma interativa e atraente sem o risco real. Situações clínicas de anestesias ou de complicações podem ser repetidas até a fixação do conhecimento e das habilidades, antes de enfrentar uma situação com pacientes reais.
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