O papel da fisioterapia respiratória na bronquiolite viral aguda
Palavras-chave:
Fisioterapia Respiratória, Bronquiolite viral aguda, VSR.Resumo
Objetivos: revisar a literatura médica sobre o uso da fisioterapia respiratória em crianças com bronquiolite viral aguda. Fonte de dados: revisão, a partir do banco de dados PubMed, Medline e LILACS, de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, bem como dos livros texto mais importantes publicados nos últimos anos. Síntese dos dados: a bronquiolite viral aguda é uma infecção muito freqüente em crianças. Apesar da baixa morbidade, representa aproximadamente 75% dos casos de hospitalização em pediatria. As técnicas para desobstrução, higiene brônquica e recrutamento alveolar são bastante utilizadas, mesmo que ainda não existam evidências diretas na literatura que demonstrem os benefícios da fisioterapia respiratória nesses pacientes. Embora alguns fisioterapeutas já utilizem de rotina as técnicas modernas de fisioterapia respiratória, não existem trabalhos publicados avaliando a efetividade das mesmas no manejo da bronquiolite viral aguda. As referências encontradas são mais antigas e citam técnicas tradicionais ou em desuso. Conclusões: mesmo que não existem evidências diretas, a fisioterapia respiratória tem sido utilizada na bronquiolite aguda com objetivo de desobstrução, higiene brônquica, prevenção de atelectasias e recrutamento alveolar, podendo contribuir para diminuição da resistência das vias aéreas, promover melhor ventilação-perfusão e diminuir o trabalho ventilatório pela remoção do excesso de muco. São necessários estudos clínicos randomizados, controlados e cegados, que avaliem as técnicas mais modernas, para que se possa definir o papel da fisioterapia respiratória no tratamento da bronquiolite viral aguda. DESCRITORES: BRONQUIOLITE VIRAL; REAÇÃO DE FASE AGUDA; MODALIDADES DE FISIOTERAPIA; FISIOTERAPIA; INFECÇÕES POR VÍRUS RESPIRATÓRIO SINCICIAL.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.