Triagem para distúrbios visuais em escolares no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2015.4.21389Palavras-chave:
saúde escolar, acuidade visual, transtornos da visão.Resumo
Objetivos: Verificar a ocorrência de alterações visuais em escolares de uma instituição filantrópica do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Métodos: Foi realizado um estudo transversal com escolares de seis a 12 anos de idade, de ambos os sexos, que frequentavam uma instituição filantrópica no ano de 2012. Para a triagem visual foi utilizado o teste de Ishihara e a leitura da escala optométrica de Snellen. Posteriormente, os escolares com resultado alterado foram referenciados para avaliação com especialista em oftalmologia.
Resultados: Foram incluídos no estudo 94 escolares, entre os quais 18 apresentaram alteração na triagem visual, sendo cinco com suspeita de discromatopsia e 13 com baixa acuidade visual segundo a Escala de Snellen. Onze escolares compareceram para consulta com especialista, sendo três por suspeita de discromatopsia e o oito por alteração da acuidade visual. Após a avaliação oftalmológica, verificou-se que, dos escolares com suspeita de discromatopsia, um apresentou dúvida quanto ao diagnóstico positivo. No tocante aos escolares triados por alteração da acuidade visual, dois apresentaram déficit visual.
Conclusões: Os resultados demonstraram que embora uma parcela importante de escolares apresentasse alteração visual na triagem, a alteração não foi confirmada na maioria das avaliações oftalmológicas. Estes achados salientam a importância da triagem para detectar alterações oculares, desde que seguida por avaliações oftalmológicas, para o correto diagnóstico e orientação.
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