Fatores associados ao tempo de tela em estudantes do ensino médio de Fortaleza, região Nordeste do Brasil

Autores

  • Evanice Avelino de Souza Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Programa de pós graduação em ciências médicas
  • Jéssica dos Santos Martins Faculdade Terra Nordeste - fatene
  • Nicolino Trompieri Filho

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2015.4.20985

Palavras-chave:

comportamento do adolescente, saúde do adolescente, jogos de vídeo, televisão, preferências alimentares, estudos transversais.

Resumo

Objetivos: Investigar os fatores associados ao tempo em que os escolares despendem assistindo televisão, usando computador ou jogando videogames.

Métodos: Estudo transversal com adolescentes matriculados no ensino médio, selecionados aleatoriamente em quatro escolas da rede Liceu do Ceará, na cidade de Fortaleza, Nordeste do Brasil. O número de estudantes convidados a participar do estudo foi proporcional à amostra representativa da escola, sendo convidados aleatoriamente. Os dados levantados foram autorreportados e incluíram: duração diária do tempo de tela (tempo passado por dia de semana assistindo televisão ou usando videogame / computador), consumo de refrigerantes, doces e salgados, sexo, idade, turno de estudo, status ocupacional, participação nas aulas de Educação Física e prática de atividade física extracurricular. O teste de Qui-quadrado para tendência linear foi utilizado para analisar as associações e o nível de significância foi estipulado em p≤0,05.

Resultados: Foram avaliados 964 escolares, sendo 46,4% na faixa etária entre 17 e 19 anos e 51,5% do sexo feminino. A prevalência de estudantes que assistiam televisão por mais de três horas diárias foi de 51,1% e a maior proporção foi observada entre adolescentes mais novos de ambos os sexos, que não trabalhavam, estudavam no turno da tarde e consumiam refrigerantes, doces e salgados frequentemente. O uso excessivo de computador/videogame esteve presente em 21,85% da amostra, com maior prevalência entre meninos do turno da manhã e que consumiam salgados frequentemente.

Conclusões: Fatores sociodemográficos e comportamentais, incluindo hábitos alimentares, estão associados ao tempo de tela em adolescentes. Contudo, os fatores associados diferiram de acordo com o tipo de aparelho mais utilizado (televisão ou computador /videogame). Estes aspectos devem ser considerados em programas de combate ao tempo sedentário no lazer em jovens. 

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Publicado

2016-02-12

Como Citar

de Souza, E. A., Martins, J. dos S., & Filho, N. T. (2016). Fatores associados ao tempo de tela em estudantes do ensino médio de Fortaleza, região Nordeste do Brasil. Scientia Medica, 25(4), ID20985. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2015.4.20985

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