MedCase – uma ferramenta online para estudo de casos clínicos
Palavras-chave:
ensino médico, casos clínicos, informática na saúdeResumo
Objetivo: descrever um software educacional que promove o auto-aprendizado em Medicina através da utilização de uma ferramenta “online” para estudo de casos clínicos. Métodos: trata-se de um trabalho descritivo da construção de um “software” educacional para Medicina. Durante um período de observação de aproximadamente 4 meses, os profissionais da área de Informática, guiados por professores e alunos de Medicina, acompanharam a rotina do ensino médico na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universiade Católica do Rio Grande do Sul. Foi, então, elaborado um projeto para a criação deste “software” (Sistema MedCase) baseado na utilização de “softwares” livres com códigos abertos. Resultados: o programa já se encontra disponível “online” para uso, restando ainda a confecção da “janela” de apresentação dos exames de imagem e gráficos eventualmente solicitados. Desde a janela de apresentação até o ambiente fórum todas as etapas já disponíveis no MedCase são apresentadas no site http://www.pucrs.br/famed/medcase. Conclusões: considerando as novas tendências na área da educação, o MedCase representa uma nova proposta para a comunidade médica acadêmica, ao viabilizar a união de conhecimento científico com ambientes tecnológicos. Acreditamos que este programa será muito útil no ensino médico em diferentes estágios de formação, desde alunos debutantes até professores de medicina. DESCRITORES: EDUCAÇÃO MÉDICA/métodos; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ESTUDOS DE CASOS; INFORMÁTICA MÉDICA; VALIDAÇÃO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.