Levosimendan no tratamento da contusão miocárdica grave pós-trauma torácico fechado: relato de caso
Palavras-chave:
contusão miocárdica, levosimendan, inotrópicoResumo
Introdução: a contusão miocárdica é causada usualmente por trauma torácico fechado, principalmente em pacientes com história de acidente de carro ou moto. Os pacientes com manifestações clínicas graves devem manejados com intubação, reposição volêmica, vasopressor e inotrópicos. O levosimendan é uma nova droga com ação inodilatadora, que age sensibilizando os canais de cálcio. O objetivo deste relato é documentar o tratamento de um caso de choque cardiogênico secundário a contusão miocárdica, com resposta favorável ao uso deste fármaco. Descrição do caso: paciente feminina, 28 anos, vítima de acidente de carro, interna com quadro de politraumatismo. Após correção cirúrgica de fratura de fêmur e tíbia apresentou dois episódios de parada cardiorrespiratória, evoluindo com deterioração hemodinâmica progressiva manifestada por quadro de choque cardiogênico, necessitando de monitorização invasiva, suporte ventilatório e hemodinâmico. Após 24 horas foi iniciada infusão de levosimendan, devido à resposta inadequada aos inotrópicos tradicionais. A paciente evoluiu com melhora clínica, recebendo alta da unidade de terapia intensiva. Conclusão: na literatura existem dados que indicam a utilização de levosimendan na insuficiência cardíaca descompensada. Estudos experimentais e pequenos ensaios clínicos tem despertado o interesse na utilização de levosimendan para melhora da função miocárdica em pacientes com cardiopatia isquêmica, choque cardiogênico e choque séptico. Porém, ainda não há relatos sobre a sua utilização em contusão miocárdica. DESCRITORES:ANTIINFLAMATÓRIOS/uso terapêutico; CARDIOTÔNICOS; TRAUMATISMOS CARDÍACOS; TRAUMATISMOS TORÁCICOS/diagnóstico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.