Tuberculose associada a nefrocalcinose em um lactente
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.2.16328Palavras-chave:
TUBERCULOSE, NEFROCALCINOSE, TRANSTORNOS DO METABOLISMO DO CÁLCIO, HIV-1Resumo
OBJETIVOS: Relatar um caso clínico de tuberculose de apresentação não usual. DESCRIÇÃO DO CASO: Uma lactente de oito meses, sem infecção pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), filha de mãe seropositiva para HIV e com tuberculose pulmonar, foi internada por febre com 15 dias de evolução, sem outra sintomatologia. A radiografia de tórax revelou múltiplos focos de hipotransparência bilateralmente e a prova de tuberculina 8 mm. A doente não havia recebido a vacina BCG. Realizou broncofibroscopia que evidenciou compressão extrínseca da árvore traqueobrônquica, causada por múltiplas adenopatias, confirmadas por ressonância magnética nuclear do mediastino. Na ecografia abdominal foram encontrados aspectos sugestivos de nefrocalcinose. Os estudos do metabolismo cálcio-fósforo e da função renal não revelaram alterações. Iniciou terapêutica antibacilar tripla e corticoterapia. Foi isolado Mycobacterium tuberculosis no lavado bronco-alveolar. Verificou-se boa evolução clínica, tendo alta com 27 dias de terapêutica antibacilar. CONCLUSÕES: Este caso clínico destaca-se pela forma incomum de apresentação da tuberculose, com a presença de nefrocalcinose. As perturbações do metabolismo do cálcio associadas à tuberculose são raras, mas têm implicação no seguimento e no prognóstico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.