Avaliação do registro do exame físico realizado por doutorandos e residentes no Serviço de Medicina Interna do Hospital São Lucas-PUCRS
Resumo
Objetivo: Neste estudo avaliamos o registro de determinados segmentos do exame físico realizado por acadêmicos do 6º ano e médicos residentes em pacientes internados na unidade de Medicina Interna no Hospital São Lucas da PUCRS.
Métodos: Seguindo um protocolo previamente estabelecido, foram avaliados retrospectivamente 120 prontuários escolhidos de forma aleatória, entre o período de janeiro de 2000 a março de 2002.
Resultados: Embora alguns segmentos do exame são registrados em mais de 90% dos casos (exame cardiovascular, pulmonar e abdominal), o exame é incompleto em todos os prontuários. O exame neurológico exemplifica um problema particularmente sério que identificamos nesta avaliação. Mesmo em pacientes que apresentam sintomas ou queixas neurológicas o exame não é realizado ou registrado adequadamente. Alguns segmentos específicos como exame de linfonodos, tireóide, fundoscopia, otoscopia, toque retal, testículos ou mamas são registrados somente numa minoria absoluta dos casos.
Conclusão: Entendemos que a falta de modelo e orientação por parte do corpo de professores é o principal motivo que explica esta situação. A necessidade de reverter esta realidade, desenvolvendo estratégias eficazes é imperativa.
UNITERMOS: EXAME FÍSICO; MEDICINA INTERNA; EDUCAÇÃO MÉDICA; CORPO CLÍNICO HOSPITALAR; ESTUDANTES DE MEDICINA.
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