Adenoma de paratireóide em caso de hiperparatireoidismo primário no idoso – Relato de caso
Resumo
Introdução: O hiperparatireoidismo primário é um distúrbio comum do metabolismo ósseo, envolvendo os íons cálcio e fósforo, causado pelo aumento nos níveis circulantes de paratormônio. Sua principal causa é o adenoma de paratireóide, representando 80-85% dos casos.
Objetivo: Relato de caso de uma paciente idosa com adenoma de paratireóide, e revisão da literatura onde são abordados os atuais critérios diagnósticos e de indicação cirúrgica para o hiperparatireoidismo primário.
Conclusão: O diagnóstico de hiperparatireoidismo primário deve ser lembrado em todo paciente com osteoporose severa ou naqueles que se apresentam com fraturas espontâneas ou após trauma mínimo (trauma igual ou menor que o equivalente a uma queda do próprio nível). Para pacientes idosos assintomáticos, sem perda de função renal ou de massa óssea significativa, pode ser indicado apenas o manejo ambulatorial. Entretanto, quando indicado, o tratamento cirúrgico – através da remoção do tecido paratireóideo hiperfuncionante – ainda é o padrão.
UNITERMOS: DOENÇAS DAS PARATIREÓIDES; ADENOMA; HIPERPARATIREOIDISMO/diagnóstico; OSTEOPOROSE; IDOSO; FEMININO.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-17
Como Citar
Chies Jr., A., Cruz, E. P., Oliveira, J. C. S., Xavier, F. M. F., & Moriguchi, E. H. (2006). Adenoma de paratireóide em caso de hiperparatireoidismo primário no idoso – Relato de caso. Scientia Medica, 15(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/1553
Edição
Seção
Relatos de Casos
Licença