Importância do diagnóstico de cistite intersticial na dor pélvica crônica
Resumo
Objetivo: Esta revisão destaca a importância da inclusão da cistite intersticial na lista de possíveis doenças que estejam envolvidas na gênese da dor pélvica crônica, além de sua adequada investigação diagnóstica e tratamento.
Fonte de dados: Revisão bibliográfica não sistemática sobre o tema abordado, utilizando-se a base de dados do Medline.
Síntese dos dados: Na paciente com dor pélvica crônica deve-se suspeitar de cistite intersticial quando, associado à dor, existir a queixa de urgência, freqüência miccional aumentada. A investigação deve ser feita com cistoscopia, teste do potássio e avaliação urodinâmica.
Conclusão: A cistite intersticial é um distúrbio crônico do trato urinário inferior. Não há medicação curativa para essa patologia, porém um tratamento de alívio dos sintomas pode proporcionar uma melhora na qualidade de vida.
UNITERMOS: CISTITE INTERSTICIAL/diagnóstico; CISTITE INTERSTICIAL/terapia; DOR PÉLVICA/etiologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.