Um caso de gestação na adolescência: algumas considerações práticas e bioéticas
Resumo
Objetivos: Conhecer a gravidez na adolescência, algumas de suas características, fatores etiológicos, mecanismos especiais. Expor alguns aspectos próprios, de natureza ética e legal que podem provocar polêmica mas que são importantes no manejo médico dessa situação.
Apresentação: Apresenta-se um caso de uma menina de 15 anos que engravidou pela primeira vez aos 13 anos e que deseja ardentemente nova gravidez, pois seu filho lhe foi retirado, por ordem judicial, e entregue para adoção. Afloram assim, os problemas legal e ético inerentes.
Comentários: O caso revela uma seqüência de erros de conduta que devem ser reconhecidos para serem evitados A gravidez na adolescência é uma condição complicada que envolve múltiplos aspectos de relevo: biológicos, psicológicos, sociais, legais, bioéticos e outros.
UNITERMOS: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; ADOLESCÊNCIA; GRAVIDEZ/ética; NORMAS JURÍDICAS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.