Aumento do fluxo expiratório produzido pelas técnicas de fisioterapia respiratória em lactentes
Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito das técnicas Terapia Expiratória Manual Passiva (TEMP) e de Aumento de Fluxo Expiratório Lento (AFEL) nos fluxos expiratórios.
Material e métodos: Seis lactentes foram submetidos às duas técnicas fisioterápicas. Os dados dos fluxos expiratórios foram coletados através de um pneumotacógrafo conectado a uma máscara e os dados registrados em um computador.
Resultados: TEMP e AFEL produzem um aumento de fluxos expiratórios em relação aos fluxos gerados durante respiração normal. Não houve diferenças significativas entre as duas técnicas quanto ao incremento de fluxo expiratório.
Conclusão: As técnicas TEMP e AFEL não apresentaram magnitude significativa em seus picos de fluxos expiratórios.
UNITERMOS: TERAPIA RESPIRATÓRIA; TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA; LACTENTE; EXPIRAÇÃO/fisiologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.