Alergia a veneno de himenópteros na criança

Autores

  • Sónia Santos
  • Carla Chaves Loureiro
  • Sónia Lemos
  • José António Pinheiro

Palavras-chave:

Alergia, Hipersensibilidade, Imunoterapia, Dessensibilização Imunológica, Veneno De Vespa, Veneno De Abelha, Himenópteros, Ultra-Rush.

Resumo

OBJETIVOS: A alergia a veneno de himenópteros pode condicionar a vida da criança de forma significativa. Pretende-se, com a exposição de dois casos clínicos e uma breve revisão do tema, salientar a importância da referenciação dessas crianças a consultas especializadas, para início de dessensibilização. DESCRIÇÃO DOS CASOS: Duas crianças, aos três e aos seis anos, tiveram anafilaxia a picada de vespa e abelha, respectivamente. Em ambas, após a determinação de IgE específica e confirmação alergológica, iniciou-se dessensibilização com veneno de himenópteros em esquema ultra-rush, sem intercorrências relevantes, apenas edema no local da injeção. Após doze meses de injeções a cada quatro semanas, recebem agora manutenção com injeções a cada seis semanas. No primeiro caso, a criança foi picada por vespa aos dez meses de imunoterapia, desencadeando apenas reação local diminuta. CONCLUSÕES: Em ambos os casos, a imunoterapia específica subcutânea com veneno em esquema ultra-rush foi segura e eficaz, oferecendo o conforto de um menor número de injeções e de deslocamentos ao hospital na fase de indução. A manutenção da terapêutica já demonstrou efeito protetor na reexposição ao veneno em uma das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sónia Santos

Interna Complementar de Pediatria do Hospital São Teotónio de Viseu

Carla Chaves Loureiro

Médica Pediatra. Consulta de Alergologia do Hospital Carmona da Mota - Coimbra

Sónia Lemos

Médica Pediatra. Consulta de Alergologia do Hospital Carmona da Mota - Coimbra

José António Pinheiro

Médica Pediatra. Consulta de Alergologia do Hospital Carmona da Mota - Coimbra

Publicado

2012-08-01

Como Citar

Santos, S., Loureiro, C. C., Lemos, S., & Pinheiro, J. A. (2012). Alergia a veneno de himenópteros na criança. Scientia Medica, 22(4), 203–207. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/10655

Edição

Seção

Relatos de Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)