Problemas de comportamento e habilidades sociais infantis: modalidades de relatos

Autores

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva UNESP
  • Sonia Regina Loureiro USP
  • Edna Maria Marturano USP

Palavras-chave:

Habilidades sociais, problemas de comportamento, avaliação.

Resumo

As relações entre problemas de comportamento e habilidades sociais infantis, e a relevância da avaliação desses aspectos por instrumentos de relato têm sido enfatizadas nas pesquisas. Objetiva-se: a) verificar os componentes relativos a problemas de comportamento e habilidades sociais infantis identificados por meio de um instrumento de relato não dirigido; b) analisar a correspondência de tais indicadores aos detectados por instrumento de relato dirigido e aos referidos na literatura. Foram participantes 213 cuidadores primários de crianças em idade pré-escolar (n = 114) e escolar (n = 98). Os resultados sinalizam que instrumentos dirigidos e não dirigidos são complementares para a obtenção de informações, sendo que a combinação de modalidades de avaliação acrescenta à caracterização do repertório comportamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-08-29

Como Citar

Bolsoni-Silva, A. T., Loureiro, S. R., & Marturano, E. M. (2011). Problemas de comportamento e habilidades sociais infantis: modalidades de relatos. Psico, 42(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/5813

Edição

Seção

Artigos