Patologia de linguagem e escuta fonoaudiológica permeada pela psicanálise

Autores

  • Márcia Keske-Soares Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Distúrbios articulatórios, patologia da linguagem, psicanálise, fonoaudiologia, interdisciplinariedade

Resumo

Nesta pesquisa, analisou-se como a Psicanálise pode contribuir à Escuta Clínica do Fonoaudiólogo diante da patologia de linguagem nomeada Desvio Fonológico. Utilizou-se uma metodologia qualitativa do tipo descritiva. Participaram do estudo dezoito familiares responsáveis por crianças com Desvio Fonológico encaminhadas ao Centro de Estudo de Linguagem e Fala (CELF) do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os instrumentos empregados foram: Entrevista Psicológica com os Responsáveis e a Ficha e o Relatório de Triagem Fonoaudiológica. Eles foram comparados conforme o registro da história da criança. Os resultados apontaram que a Psicanálise pode aprimorar uma Escuta Clínica voltada aos aspectos subjetivos, através da adoção de significantes que marcam a história da criança; do deslocamento da concepção de linguagem como objeto para a linguagem como função; e do olhar às questões transferenciais entre clínico e paciente, durante os Atendimentos Fonoaudiológicos.

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Biografia do Autor

Márcia Keske-Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Fonaudióloga Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela PUC RS Professora do Curso de Fonoaudiologia e do Curso de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana de Santa Maria

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Publicado

2010-10-06

Como Citar

Keske-Soares, M. (2010). Patologia de linguagem e escuta fonoaudiológica permeada pela psicanálise. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/4496