Uma perspectiva cognitiva no estudo da compreensão de textos

Autores

  • Valeria Abusamra Universidad de Buenos Aires
  • Romina Verónica Cartoceti Universidad de Buenos Aires
  • Alejandro Guillermo Raiter Universidad de Buenos Aires
  • Aldo Rodolfo Ferreres Universidad de Buenos Aires

Palavras-chave:

comprensión, texto, memoria de trabajo, inhibición verbal

Resumo

A memória de trabalho e, particularmente, o mecanismo de inibição, tem um papel crucial na compreensão leitora. Nesta pesquisa, visou-se a estudar a relação entre a habilidade de compreensão da leitura e a memória de trabalho, working memory (WM). Testa-se a hipótese de que a dificuldade de inibir informações pode influenciar a compreensão textual. No primeiro experimento, 153 crianças com 9 e 12 anos de idade foram avaliadas com um teste de compreensão escrita e com uma tarefa de WM. No segundo experimento, 24 crianças foram examinadas com o Hayling Test, que investiga a habilidade de inibir respostas verbais. Os resultados evidenciaram uma correlação entre WM e habilidade de compreensão textual. Crianças com dificuldades na compreensão de textos apresentaram um desempenho significativamente inferior nos testes de memória e de inibição, sugerindo que a relação entre o entendimento da leitura e a WM poderia depender de habilidades de inibir informações irrelevantes. Palavras-chave: compreensão; texto; memória de trabalho; inibição verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Abusamra, Universidad de Buenos Aires

Licenciada en Letras. Doctoranda de la Universidad de Buenos Aires. Becaria de la Universidad de Buenos Aires. Docente de grado de las materias Psicolingüística I y II de la Facultad de Filosofía y Letras de la UBA. Docente de Posgrado de la Facultad de Psicología de la UBA. Investigadora y formadora de investigadores en el Servicio de Neuropsicología del Hospital Eva Perón.

Romina Verónica Cartoceti, Universidad de Buenos Aires

Licenciada en Letras. Doctoranda de la Universidad de Buenos Aires. Becaria del CONICET. Docente de grado de las materias Psicolingüística I y II de la Facultad de Filosofía y Letras de la UBA. Investigadora en el Servicio de Neuropsicología del Hospital Eva Perón.

Alejandro Guillermo Raiter, Universidad de Buenos Aires

Doctor de la Universidad de Buenos Aires. Profesor Titular de la cátedra Sociolingüística de la UBA. Profesor Adjunto a cargo de las materias Psicolingüística I y II de la UBA.

Aldo Rodolfo Ferreres, Universidad de Buenos Aires

Profesor Titular de la cátedra Neurofisiologia de la Facultad de Psicología de la UBA. Director de la Carrera de Especialziación en Neuropsicología Clínica de la UBA. Jefe del Servicio de Neuropsicología del Hospital Eva Perón.

Downloads

Publicado

2008-11-26

Como Citar

Abusamra, V., Cartoceti, R. V., Raiter, A. G., & Ferreres, A. R. (2008). Uma perspectiva cognitiva no estudo da compreensão de textos. Psico, 39(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/3924

Edição

Seção

Artigos