Testes de Atenção para Idosos: Relações com Idade, Escolaridade e Moradia

Autores

  • Eliane Sousa de Oliveira Fernandes Universidade São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli Santos Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.17281

Palavras-chave:

Atenção concentrada, Atenção sustentada, Testes cognitivos, Envelhecimento.

Resumo

O estudo se propôs a buscar evidências de validade para testes de atenção concentrada e sustentada em idosos, pelos critérios idade, escolaridade, condições de moradia (abrigados ou não) e tempo de resposta do instrumento, assim como validade convergente pela correlação entre eles. Participaram 83 pessoas de 60 anos ou mais, ambos os sexos. Foram aplicados o teste de Atenção Concentrada (AC) e o Teste de Atenção Sustentada (TASU). Os escores de ambos se correlacionaram negativamente com idade, e positivamente com escolaridade. Os idosos jovens tiveram melhor performance que os longevos e os não abrigados apresentaram maiores médias. No AC, com 50% a mais de tempo para os longevos, o desempenho não diferiu significativamente dos mais jovens. A correlação entre AC e TASU indicou que as medidas são convergentes. Os resultados obtidos permitiram concluir que ambas as medidas foram suficientemente sensíveis para avaliação da atenção em idosos.

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Biografia do Autor

Eliane Sousa de Oliveira Fernandes, Universidade São Francisco

Psicologia - Avaliação Psicológica

Acácia Aparecida Angeli Santos, Universidade São Francisco

Psicologia - Avaliação Psicológica

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Publicado

2015-03-17

Como Citar

Fernandes, E. S. de O., & Santos, A. A. A. (2015). Testes de Atenção para Idosos: Relações com Idade, Escolaridade e Moradia. Psico, 46(1), 110–119. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.17281

Edição

Seção

Artigos