Sintomas e Quadros Psicopatológicos Identificados nas Perícias em Situações de Abuso Sexual Infanto-Juvenil

Autores

  • Lara Lages Gava Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Doralúcia Gil da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Débora Dalbosco Dell' Aglio Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Abuso sexual, sintomas, quadros psicopatológicos, perícia psicológica, perícia psiquiátrica.

Resumo

Este estudo investigou a sintomatologia e os quadros psicopatológicos identificados em crianças e adolescentes supostamente vítimas de abuso sexual no contexto da perícia. Para tanto, foram analisados 674 laudos do Departamento Médico-Legal do Rio Grande do Sul resultantes de perícias psiquiátricas e psicológicas que apontaram a probabilidade de ocorrência do abuso. As supostas vítimas possuíam entre sete e 19 anos (M = 11,7; DP = 2,88), sendo 82,8% de meninas, com 66,9% de abuso do tipo intrafamiliar. Verificou-se que as variáveis idade, sexo e tipo de abuso (intra ou extrafamiliar) mostraram-se associadas à sintomatologia e aos quadros psicopatológicos identificados nos laudos. Conclui-se que, embora não exista um quadro único sintomatológico em vítimas de abuso sexual, alguns sintomas apresentam maior prevalência de acordo com idade, sexo e tipo de abuso, devendo, por isso, ser observados na avaliação pericial psíquica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Lages Gava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Lara Lages Gava é Psicóloga pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Doutoranda em Psicologia nesta mesma instituição. É funcionária do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, onde exerce o cargo de Perita Criminal/Psicóloga, atuando na realização de avaliações psicológicas investigativas em casos de suspeita de abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência – NEPA UFRGS.

Doralúcia Gil da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doralúcia Gil da Silva é graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Débora Dalbosco Dell' Aglio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Débora Dalbosco Dell’Aglio é Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, orientadora de mestrado e doutorado e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência – NEPA/UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Gava, L. L., da Silva, D. G., & Dell’ Aglio, D. D. (2013). Sintomas e Quadros Psicopatológicos Identificados nas Perícias em Situações de Abuso Sexual Infanto-Juvenil. Psico, 44(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/11467

Edição

Seção

Artigos