Efeito da repetição de itens na codificação da memória episódica
Palabras clave:
Memória episódica, interferência, repetição, reconhecimento, memória operacional.Resumen
A repetição de itens é um mecanismo que pode promover interferência durante a codificação. Para investigar o impacto desse tipo de interferência na memória episódica de longo prazo estabelecemos um procedimento de codificação composto de três testes consecutivos de reconhecimento de palavras no qual se repetiam os distratores utilizados nos testes (contexto difícil) ou não (contexto fácil). Comparamos o desempenho nos dois contextos ao apresentar os estímulos auditivamente e quando a apresentação foi visual. Participaram do estudo 46 universitários e 16 adultos de idade intermediária. O desempenho nos testes imediatos e na evocação de longo prazo foi pior no contexto difícil, independente do tipo de apresentação dos itens ou da idade dos voluntários. Os resultados indicam que a repetição dos itens gerou um efeito de interferência que implicou em prejuízos na memória imediata e de longo prazo. Esse procedimento assemelha-se a situações cotidianas permitindo mais investigações sobre a interferência. Palavras-chave: memória episódica; interferência; repetição; reconhecimento; memória operacional.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Psico implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Psico como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.