A especificidade da compreensão metafórica em crianças com autismo

Autores/as

  • Viviane Costa de Leon UFRGS
  • Maity Siqueira
  • Maria Alice Parente
  • Cleonice Bosa

Palabras clave:

Autismo, metáfora, linguagem figurada,

Resumen

As pesquisas envolvendo a compreensão de aspectos figurados por autistas são unânimes em afirmar que esses indivíduos não compreendem metáforas. O objetivo desse artigo é discutir a hipótese de que a dificuldade dos autistas não reside exatamente na compreensão de sentidos figurados, mas na sua incapacidade de incluir o contexto e/ou a intenção do outro na interpretação de um enunciado com sentido figurado. A fim de desenvolver essa hipótese, parte-se, inicialmente, da delimitação do conceito de metáfora e, em especial, da apresentação de um tipo de metáfora – as primárias – que, em princípio, não requer pistas contextuais para sua compreensão. A seguir, passa-se à delimitação do conceito de Transtorno Global do Desenvolvimento, já que o autismo pertence a essa categoria nosológica. Por fim, são revisados estudos que fornecem evidências quanto à compreensão de alguns aspectos figurados por indivíduos autistas para apontar novas hipóteses para as falhas na compreensão de metáforas por esses sujeitos. Palavras-chave: Autismo; metáfora; linguagem figurada.

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Publicado

2008-04-03

Cómo citar

Leon, V. C. de, Siqueira, M., Parente, M. A., & Bosa, C. (2008). A especificidade da compreensão metafórica em crianças com autismo. Psico, 38(3). Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/1454

Número

Sección

Artículos