Teste das Fábulas: Comparando Respostas Comuns de Crianças Abrigadas e Respostas Populares da Amostra Padronizada
Palabras clave:
Teste das Fábulas, crianças abrigadas, respostas popularesResumen
Adriana Jung SerafiniMarcia Toralles Ávila
Denise Ruschel Bandeira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Em testes projetivos, as respostas populares demonstram a opinião que uma pessoa tem em comum ao grupo que pertence. Em diferentes contextos, essas podem variar. Então, este estudo objetivou descrever as respostas mais freqüentes para crianças abrigadas comparando-as com as da amostra padronizada. Participaram do estudo 62 crianças, de 4 anos e 9 meses a 11 anos e 8 meses, residentes em abrigos de Porto Alegre e Canoas, RS. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e Teste das Fábulas. Pelo tamanho da amostra, optou-se por denominar asrespostas que ocorreram a partir 25% como comuns, e não populares. Os resultados demonstraram que as crianças que residem em abrigos apresentam respostas comuns ao Teste das Fábulas diferentes das respostas populares desenvolvidas pelas crianças da amostra padronizada do instrumento. A análise destas respostas remeteram, na maioria das vezes, à conflitiva da própria situação de abandono vivenciada.
Palavras chaves: Teste das Fábulas; crianças abrigadas; respostas populares.
ABSTRACT
Fables test: comparing sheltered children common responses to popular responses from the normative sample
In projective tests, popular responses refers to the opinion that someone shares with his/her group. These answers may vary in different contexts as the case of sheltered children. Therefore, this study aims to describe the most frequent answers of the children in this situation, comparing these responses to the normative sample. Sixty two children participated in the study, from 4 years and 9 months old to 11 years and 8 months old, all living in shelters in Porto Alegre and Canoas, RS. The instruments were: Sociodemographic questionnaire, Raven Progressive Colored Matrices and Fables Test. Considering the sample, it was chosen to denominate as common and not as popular those responses that occur at least 25% in the sample. Data indicated differences in Fables Test´s common and popular responses when sheltered children and normative sample were compared. These answers allude to the conflicts of the situation of abandonment lived in the case of sheltered children.
Key words: Fables Test; sheltered children; popular responses.
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