Avaliação de intervenções psicodinâmicas e cognitivocomportamentais no processo terapêutico

validação preliminar de instrumento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.41245

Palavras-chave:

processo terapêutico, intervenções dos terapeutas, adaptação de instrumento, psicoterapia psicanalítica, terapia cognitivo-comportamental

Resumo

A pesquisa sobre processo terapêutico demanda instrumentos capazes de avaliar os constructos que serão o foco de análise. A técnica e as intervenções do terapeuta têm sido consideradas um fator específico do processo, e seu estudo requer instrumentos válidos e confiáveis. O objetivo deste estudo foi desenvolver a adaptação transcultural da Comparative Psychotherapy Process Scale (CPPS) para o português brasileiro, avaliar sua confiabilidade e evidências de validade. Foi examinada a validade de conteúdo da versão adaptada, e o estudo piloto analisou videotapes de 204 sessões de quatro psicoterapias psicodinâmicas de crianças. Análises de fidedignidade interavaliadores e análises de validade, buscando identificar evidências baseadas na estrutura interna (análise fatorial e análise de consistência interna) e baseadas nas relações com outras variáveis (validade convergente) também foram realizadas. Os resultados obtidos com a versão adaptada apresentaram ótima fidedignidade intervaliadores, validade convergente com o Child Psychotherapy Q-Set, e evidências preliminares de validade de constructo, em relação a uma das subescalas da CPPS.

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Biografia do Autor

Vera Regina Röhnelt Ramires, Atitus Educação, Passo Fundo, RS, Brasil.

PhD em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em São Paulo, SP, Brasil; com pós-doutorado em Psicologia Clínica na Long Island University (LIU), USA. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Atitus Educação, em Passo Fundo, RS, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicopatologia e Psicoterapia Psicanalítica (NuPePPP).

Eduardo Brusius Brenner, Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em psicologia pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil. Psicólogo e Psicanalista em formação pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), em Porto Alegre, RS, Brasil. Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos.

Gabriela Dionísio Ffner, Escola de Saúde Pública da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (ESP/RS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil. Residente em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (ESP/RS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Luísa Kirsch Bergonsi, Contemporâneo - Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade, Porto Alegre, RS, Brasil.

Psicóloga graduada pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS. Em especialização pelo Contemporâneo - Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade no curso “Teoria Psicanalítica e as Psicoterapias na Infância e Adolescência”, em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

Röhnelt Ramires, V. R., Brusius Brenner, E., Dionísio Ffner, G., & Kirsch Bergonsi, L. (2024). Avaliação de intervenções psicodinâmicas e cognitivocomportamentais no processo terapêutico: validação preliminar de instrumento. Psico, 55(1), e41245. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.41245