Avaliação de intervenções psicodinâmicas e cognitivocomportamentais no processo terapêutico
validação preliminar de instrumento
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.41245Palavras-chave:
processo terapêutico, intervenções dos terapeutas, adaptação de instrumento, psicoterapia psicanalítica, terapia cognitivo-comportamentalResumo
A pesquisa sobre processo terapêutico demanda instrumentos capazes de avaliar os constructos que serão o foco de análise. A técnica e as intervenções do terapeuta têm sido consideradas um fator específico do processo, e seu estudo requer instrumentos válidos e confiáveis. O objetivo deste estudo foi desenvolver a adaptação transcultural da Comparative Psychotherapy Process Scale (CPPS) para o português brasileiro, avaliar sua confiabilidade e evidências de validade. Foi examinada a validade de conteúdo da versão adaptada, e o estudo piloto analisou videotapes de 204 sessões de quatro psicoterapias psicodinâmicas de crianças. Análises de fidedignidade interavaliadores e análises de validade, buscando identificar evidências baseadas na estrutura interna (análise fatorial e análise de consistência interna) e baseadas nas relações com outras variáveis (validade convergente) também foram realizadas. Os resultados obtidos com a versão adaptada apresentaram ótima fidedignidade intervaliadores, validade convergente com o Child Psychotherapy Q-Set, e evidências preliminares de validade de constructo, em relação a uma das subescalas da CPPS.
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