Compreensão de Leitura, Estratégias de Aprendizagem e Motivação em Universitários

Autores

  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Compreensão de leitura, Estratégias de aprendizagem, Motivação acadêmica.

Resumo

 

Este estudo teve o objetivo de investigar as características dos universitários no que diz respeito ao uso de estratégias de aprendizagem, compreensão de leitura e orientações motivacionais, assim como buscar a existência de correlações entre os escores obtidos nas medidas utilizadas. Participaram 110 estudantes, de ambos os sexos, com idade média de 27 anos e 4 meses. Os instrumentos utilizados foram um teste de Cloze, uma escala de avaliação de estratégias de aprendizagem e uma escala de motivação. Os resultados apontaram que o nível de compreensão de leitura está abaixo do esperado para universitários, que os estudantes utilizam estratégias de aprendizagem e que há uma tendência para a meta aprender. Ainda, os dados revelaram existir correlações positivas e significativas entre as estratégias de aprendizagem e meta aprender. Os dados confirmam a necessidade de se criar oportunidades para potencializar as habilidades cognitivas e metacognitivas no contexto universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista Produtividade do CNPq

Downloads

Publicado

2013-11-11

Como Citar

Alcará, A. R., & Santos, A. A. A. dos. (2013). Compreensão de Leitura, Estratégias de Aprendizagem e Motivação em Universitários. Psico, 44(3), 411–420. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/12258

Edição

Seção

Artigos