Imagem Pública e Eficácia da Mensagem Junto da Audiência
Palavras-chave:
Formação de impressões, comunicação persuasiva, adesão.Resumo
O presente estudo avalia o efeito da aparência física de políticos na adesão a uma mensagem política e à avaliação da personalidade recorrendo unicamente ao canal visual. Duzentos participantes de ambos os géneros, foram distribuídos aleatoriamente por 8 condições. Foram usados quatro políticos com duas fotos cada. Uma das fotos apresentava uma imagem cuidada enquanto a outra foto apresentava uma imagem descuidada de cada um desses políticos. Cada participante apenas viu uma das 8 imagens possíveis. Era nossa expetativa que os participantes das condições imagem cuidada apresentassem maior nível de concordância com a mensagem política do que os participantes que observaram fotos dos mesmos políticos mas com imagem descuidada. De acordo com as nossas expetativas os participantes das condições imagem cuidada, avaliaram o político como tendo melhor aparência, uma personalidade mais favorável e apresentaram maior nível de adesão à mensagem política.Downloads
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