Estilos Interpessoais e Vínculos com a Organização: Diferenças de Gênero

Autores

  • Mauro de Oliveira Magalhães Universidade Federal da Bahia
  • Magno Oliveira Macambira Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Estilos interpessoais, comprometimento organizacional, entrincheiramento, consentimento organizacional.

Resumo

Esta pesquisa investigou relações entre características de personalidade e tipos de vínculo trabalhador-organização. O número crescente de estudos na área sugere que inclinações pessoais para comportamentos gregários e cooperação no ambiente de trabalho influenciam a formação de atitudes de comprometimento e que esta influência possui variações relacionadas ao gênero. Neste sentido, foram avaliados os estilos interpessoais, definidos como as estratégias individuais para obter aceitação e status social. Os tipos de vínculo com a organização foram o comprometimento afetivo, o entrincheiramento e o consentimento. Uma amostra de 185 trabalhadores, com idades entre 21 e 60 anos, 74 homens e 111 mulheres, respondeu ao Inventário ESEI (Escalas de Estilos Interpessoais) e as medidas de vínculo com a organização. Foram analisadas as correlações para cada sexo. Os resultados apontam diferenças ligadas ao sexo na formação dos vínculos trabalhador-organização e sugerem que a investigação destas diferenças é um rumo promissor para avanços na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro de Oliveira Magalhães, Universidade Federal da Bahia

Psicólogo (PUCRS, 1989), Mestre em Psicologia (UFRGS, 1995) e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS, 2005). Vice-presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) (1995-1997; 2005-2007). Editor da Revista Aletheia (2002-2008) e da Revista Psicologia Organizações e Trabalho (2011-atual). Professor na Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador dedicado à psicologia da orientação e desenvolvimento de carreiras.

Magno Oliveira Macambira, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho (UFBA); Doutorando em Psicologia (UFBA)

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Magalhães, M. de O., & Macambira, M. O. (2012). Estilos Interpessoais e Vínculos com a Organização: Diferenças de Gênero. Psico, 44(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/10660

Edição

Seção

Artigos