Diferenças Quanto ao Gênero entre Escolares Brasileiros Avaliados pelo Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes (CBCL/6-18)
Palavras-chave:
Gênero, psicopatologia da criança, avaliação psicológica, psicologia intercultural.Resumo
A influência do gênero na presença de problemas de comportamento na infância tem sido objeto de interesse recente na literatura. Estudos indicam que os meninos apresentam mais problemas de comportamento externalizantes, enquanto meninas apresentam mais problemas de comportamento internalizantes, sendo que crianças do sexo masculino também se mostram com mais problemas no geral. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do gênero sobre as escalas do “Inventário de Comportamentos de Crianças e Adolescentes” (CBCL) para um grupo de crianças brasileiras e comparar os resultados com dados multiculturais obtidos com o mesmo instrumento. Responderam o CBCL 1228 pais de crianças com idade entre seis e 11 anos, de escolas de diferentes regiões brasileiras. Meninos apresentaram escores significativamente mais altos nas escalas de problemas externalizantes e total de problemas de comportamento, o que permite concluir que os efeitos da variável gênero sobre as escalas do CBCL são muito semelhantes no Brasil e em outros países.Downloads
Downloads
Publicado
2012-09-13
Como Citar
Emerich, D. R., da Rocha, M. M., Silvares, E. F. de M., & Gonçalves, J. de P. (2012). Diferenças Quanto ao Gênero entre Escolares Brasileiros Avaliados pelo Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes (CBCL/6-18). Psico, 43(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/10053
Edição
Seção
Artigos