Relação entre hábitos alimentares e composição corporal de longevos
DOI:
https://doi.org/10.15448/2357-9641.2014.2.22278Palabras clave:
Idosos de 80 anos ou mais, Estado nutricional, Hábitos alimentares, Composição corporal, Saúde pública.Resumen
Introdução: Um importante fator relacionado à qualidade de vida e ao envelhecimento sadio é a boa nutrição durante toda a vida. Objetivo: Observar a relação entre hábitos alimentares, estado nutricional e composição corporal em longevos.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, transversal e analítico, com longevos de idade igual ou superior a 80 anos.
Resultados: A amostra foi composta por 38 idosos longevos, com média de idade em torno de 90 anos, a maioria era mulher, viúva e branca. Os longevos apresentavam-se uniformemente distribuídos, com e sem risco, quanto ao seu estado nutricional, a maioria apresentava níveis bom e intermediário de classificação da qualidade da dieta. Em relação ao índice de massa corporal e circunferência da panturrilha, os longevos foram classificados como adequados. Bons hábitos alimentares foram associados com melhores níveis séricos de perfil lipídico e de glicemia. A massa magra foi o maior componente da composição corporal dos longevos em todos os níveis investigados. A menor diferença entre o peso gordo e o peso magro foi nos indivíduos com qualidade da dieta ruim e entre os sem risco nutricional.
Conclusões: Observou-se que a perda de peso não foi o único problema nutricional encontrado nos longevos pesquisados. Ficou clara a importância, não somente da avaliação nutricional, mas também a presença de um nutricionista na avaliação global do longevo, pois outros profissionais de saúde necessitam compreender e atuar integradamente com este profissional para que se consiga avaliar adequadamente as demandas de saúde e prioridades de cuidado dos longevos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la PAJAR implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a PAJAR como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.