Relação entre hábitos alimentares e composição corporal de longevos
DOI:
https://doi.org/10.15448/2357-9641.2014.2.22278Palavras-chave:
Idosos de 80 anos ou mais, Estado nutricional, Hábitos alimentares, Composição corporal, Saúde pública.Resumo
Introdução: Um importante fator relacionado à qualidade de vida e ao envelhecimento sadio é a boa nutrição durante toda a vida. Objetivo: Observar a relação entre hábitos alimentares, estado nutricional e composição corporal em longevos.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, transversal e analítico, com longevos de idade igual ou superior a 80 anos.
Resultados: A amostra foi composta por 38 idosos longevos, com média de idade em torno de 90 anos, a maioria era mulher, viúva e branca. Os longevos apresentavam-se uniformemente distribuídos, com e sem risco, quanto ao seu estado nutricional, a maioria apresentava níveis bom e intermediário de classificação da qualidade da dieta. Em relação ao índice de massa corporal e circunferência da panturrilha, os longevos foram classificados como adequados. Bons hábitos alimentares foram associados com melhores níveis séricos de perfil lipídico e de glicemia. A massa magra foi o maior componente da composição corporal dos longevos em todos os níveis investigados. A menor diferença entre o peso gordo e o peso magro foi nos indivíduos com qualidade da dieta ruim e entre os sem risco nutricional.
Conclusões: Observou-se que a perda de peso não foi o único problema nutricional encontrado nos longevos pesquisados. Ficou clara a importância, não somente da avaliação nutricional, mas também a presença de um nutricionista na avaliação global do longevo, pois outros profissionais de saúde necessitam compreender e atuar integradamente com este profissional para que se consiga avaliar adequadamente as demandas de saúde e prioridades de cuidado dos longevos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a PAJAR implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAJAR como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.