Docentes universitários e aposentadoria: uma experiência de velhice bem-sucedida?
DOI:
https://doi.org/10.15448/2357-9641.2014.2.20945Palavras-chave:
Envelhecimento, Satisfação pessoal, Aposentadoria, Professores universitários, Memória.Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar as percepções e memórias de um grupo de professores universitários aposentados, quanto a sua trajetória profissional, o processo da aposentadoria e a recriação do cotidiano a partir do desligamento da instituição. Os participantes da pesquisa pertencem a um mesmo grupo profissional e origem socioeconômica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas com um grupo de nove professores aposentados. A partir de um tópico-guia e diário de campo foi possível realizar a análise e interpretação dos dados coletados. Foram identificados os eixos temáticos mais frequentes, quais sejam: diferentes percepções das trajetórias de vida e profissional; reconstrução do cotidiano de idosos aposentados e existência de projetos de vida no período pós aposentadoria. A análise das narrativas revelou que a satisfação com a trajetória profissional, preparação para a aposentadoria e a existência de projetos de futuro estão diretamente relacionadas à percepção de velhice bem sucedida do grupo de participantes da pesquisa.
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