Troca Transcendental, justiça e direitos humanos em Otfried Höffe

  • Robinson dos Santos Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Justiça, direitos humanos, interesses transcendentais, contratualismo, Otfried Höffe.

Resumo

Um dos grandes problemas postos pelo tema dos direitos humanos à filosofia é, entre outros, o de sua fundamentação filosófica. No pano de fundo deste debate, surgem questões específicas: como se pode fundamentar/justificar filosoficamente a exigência de reconhecimento aos direitos humanos? Neste estudo, procuro abordar, de modo direto, o núcleo argumentativo sobre o qual está estruturada da proposta de Höffe. Para ele, os direitos humanos têm uma profunda relação com a noção de justiça. O conceito de justiça, na sua concepção, deve ser entendido fundamentalmente como troca (Gerechtigkeit als Tausch). Embora o conceito pareça demasiado simples, ele oferece uma série de dificuldades no que se refere à sua fundamentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robinson dos Santos, Universidade Federal de Pelotas
Doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel, Alemanha. Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil.
Publicado
2011-04-30
Como Citar
Santos, R. dos. (2011). Troca Transcendental, justiça e direitos humanos em Otfried Höffe. Veritas (Porto Alegre), 56(1). https://doi.org/10.15448/1984-6746.2011.1.9296