A Pintura Em Schelling e o Problema da Imagem

Autores

  • Fernando Ribeiro de Moraes Barros UFC - Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2010.3.6049

Palavras-chave:

Arte. Natureza. Pintura. Símbolo. Imagem.

Resumo

O propósito geral deste artigo consiste em mostrar, a partir de hipóteses globais de interpretação da natureza e da arte, o lugar da pintura na filosofia de F. W. J. v. Schelling. Submetendo a obra pictórica a condições teórico-especulativas inovadoras, a ponderação schellinguiana impele-nos, não raro, a um tratamento diferenciado do visível. Por isso, a título de exercício de reflexão, espera-se igualmente indicar que tal caracterização da pintura ecoa e antecipa, ao longe, questões levantadas pela filosofia contemporânea – em especial, pela fenomenologia – a respeito da imagem.

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Biografia do Autor

Fernando Ribeiro de Moraes Barros, UFC - Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto, na área de Estética, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2005). Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001). Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1999).

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

de Moraes Barros, F. R. (2010). A Pintura Em Schelling e o Problema da Imagem. Veritas (Porto Alegre), 55(3). https://doi.org/10.15448/1984-6746.2010.3.6049