O papel dos adjetivos modificacionais no discurso ficcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2023.1.44617

Palavras-chave:

metafísica da ficção, discurso ficcional, artefactualismo, adjetivos modificacionais.

Resumo

Argumento, seguindo a perspectiva de Amie Thomasson acerca da metafísica da ficção, que os objetos ficcionais são artefatos abstratos. No entanto, o artefactualismo encontra dificuldades em fazer sentido das propriedades que podemos atribuir corretamente a um objeto ficcional: como é possível que um personagem ficcional, como L. B. Jefferies do filme Janela Indiscreta, seja um fotógrafo e um artefato abstrato ao mesmo tempo? Tal personagem pode fazer algo como investigar um crime? A fim de solucionar essa tensão conceitual, introduzo o vocabulário desenvolvido por Andrea Bonomi que trata dos proferimentos ficcionais, metaficcionais e paraficcionais. Então, em oposição às perspectivas que usam a noção de faz-de-contas para analisar o discurso ficcional, apresento a teoria dos adjetivos modificacionais de Hans Kamp e Barbara Partee e argumento que os usos que fazemos do adjetivo ‘ficcional’ são intersectivos no que diz respeito à metafísica dos objetos ficcionais, enquanto são privativos no que diz respeito às propriedades que lhes são atribuídas de acordo com a história. Consequentemente, apesar dos objetos ficcionais não exemplificarem as propriedades que lhes são atribuídas em uma história, uma vez que artefatos abstratos não têm localização espacial e não podem estabelecer interações causais com outros objetos, essas são as propriedades que temos permissões e somos obrigados a lhes atribuir. Assim, apresento uma perspectiva unificada sobre como as nossas práticas de ficção são inteligíveis e estão de acordo com a perspectiva artefactual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Lins Lemos, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juazeiro do Norte, CE, Brazil.

Adjunct Professor of Philosophy at Universidade Federal do Cariri (UFCA). PhD in Philosophy at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Visiting scholar at Dartmouth College (2018-2019).

Referências

AUSTIN, J. How to do things with words. 2. ed. Cambridge: Harvard University Press, 1975.

BAKER, R. The metaphysics of everyday life. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

BONOMI, A. Fictional contexts. In: BOUQUET, L.; SERAFINI, L.; THOMASON, R. (ed.). Perspectives in context. Stanford: CSLI Publications, 2008. p. 213-248.

BRENTANO, F. Psychology from An Empirical Standpoint. London: Routledge, 2015.

CAPPELLE, B.; DENIS, P.; KELLER, M. Facing the facts of fake: A distributional semantics and corpus annotation approach. Yearbook of the German Cognitive Linguistics Association, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 9-42, 2018. Available at:http://dx.doi.org/10.1515/gcla-2018-0002. Accessed on: Nov 3 2023.

CLAAS, J.; SCHNIEDER, B. Determining and modifying attributes. In: BACIGALUPO, G.; LEBLANC, H. (ed.). Anton Marty and contemporary philosophy. Cham: Palgrave Macmillan, 2019. p. 59-96.

CURRIE, G. The nature of fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

EVERETT, A. Against fictional realism. Journal of Philosophy, [s. l.], v. 102, n. 12, p. 624-649, 2005. Available at: https://doi.org/10.5840/JPHIL2005102129. Accessed on: Nov 3 2023.

INWAGEN, P. Existence, ontological commitment, and fictional entities. In: LOUX, M.; ZIMMERMAN, D. (ed.). The Oxford handbook of metaphysics. Oxford: Oxford University Press, 2003. p. 131-158.

INWAGEN, P. Fiction and metaphysics. Philosophy and Literature, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 66-77, 1983. Available at: https://doi.org/10.1353/phl.1983.0059. Accessed on: Nov 3 2023.

INWAGEN, P. Creatures of fiction. American Philosophical Quarterly, [s. l.], v. 14, n. 4, p. 299-308, 1977. Available at: https://www.jstor.org/stable/20009682. Accessed on: Nov 3 2023.

KAMP, H. Two Theories about adjectives. In: KEENAN, E. (ed.). Formal semantics of natural language. Cambridge: Cambridge University Press, 1975. p. 123-155.

KAMP, H.; PARTEE, B. Prototype theory and compositionality. Cognition, [s. l.], v. 57, n. 2, p. 129-191, 1995. Available at: https://doi.org/10.1016/0010-0277(94)00659-9. Accessed on: Nov 3 2023.

KRIPKE, S. Reference and existence. New York: Oxford University Press, 2013.

LEMOS, I. L. What does it take for an author to create a fictional object? Princípios: Revista de Filosofia, Natal, v. 28, n. 56, p. 9-27, 2021. Available at: http://dx.doi.org/10.21680/1983-2109.2021v28n56ID23120. Accessed on: Nov 3 2023.

LEMOS, I. L. A Metafísica e a semântica da ficção: uma abordagem artefactual. 2020. 168 f. Thesis (Doctorate in Philosophy) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020a. Available at: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216498. Accessed on: Nov 3 2023.

LEMOS, I. L. Translation and metaphysics: a case for fictional characters. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 40, n. 1, p. 110-126, 2020b. Available at: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2020v40n1p110. Accessed on: Nov 3 2023.

MARGOLIS, E.; LAURENCE, S. (ed.). Creations of the mind: theories of artifacts and their representation. Oxford: Oxford University Press, 2007.

PARSONS, T. Nonexistent objects. New Haven: Yale University Press, 1980.

PARTEE, B. Privative adjectives: subsective plus coercion. In: BAUERLE, R.; REYLE, U.; ZIMMERMANN, T. (ed.). Presuppositions and discourse: essays offered to Hans Kamp. Amsterdam: Elsevier, 2010. p. 273-285.

REAR Window. Direction: Alfred Hitchcock. Production: Alfred Hitchcock. Starring: James Stewart, Grace Kelly et al. Screenplay: John Michael Hayes. Los Angeles: Paramount Pictures, 1954. 1 DVD (111 min), son., color.

RECANATI, F. II - Fictional, metafictional, parafictional. Proceedings of the Aristotelian Society, [s. l.], v. 118, n. 1, p. 25-54, 2018. Available at: https://doi.org/10.1093/arisoc/aoy001. Accessed on: Nov 3 2023.

SCHNIEDER, B.; SOLODKOFF, T. In defence of fictional realism. Philosophical Quarterly, [s. l.], v. 59, n. 234, p. 138-149, 2009. Available at: https://doi.org/10.1111/j.1467-9213.2008.583.x. Accessed on: Nov 3 2023.

SEARLE, J. The logical status of fictional discourse. New Literary History, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 319-332, 1975. Available at: https://www.jstor.org/stable/468422. Accessed on: Nov 3 2023.

SMITH, B. Ingarden vs. Meinong on the logic of fiction. Philosophy and Phenomenological Research, [s. l.], v. 41, n. 1-2, p. 93-105, 1980. Available at: https://www.jstor.org/stable/2107393. Accessed on: Nov 3 2023.

THOMASSON, A. Fiction and metaphysics. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

THOMASSON, A. Speaking of fictional characters. Dialectica, [s. l.], v. 57, n. 2, p. 207-226, 2003. Available at: http://dx.doi.org/10.1111/j.1746-8361.2003.tb00266.x. Accessed on: Nov 3 2023.

TWARDOWSKI, K. Issues in the logic of adjectives. In: PELC, J. Semiotics in Poland 1894-1969. Dordrecht: D. Reidel Publishing Company, 1979. p. 28-30.

VOLTOLINI, A. How Ficta follow fiction: a syncretistic account of fictional entities. New York: Springer, 2006.

WALTON, K. Mimesis as make-believe: on the foundations of the representational arts. Cambridge: Harvard University Press, 1990.

WOOLRICH, C. It had to be murder. New York: Penguin Group, 1998.

ZALTA, E. Abstract objects: an introduction to axiomatic metaphysics. Boston: Kluwer, 1983.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Lins Lemos, I. (2023). O papel dos adjetivos modificacionais no discurso ficcional. Veritas (Porto Alegre), 68(1), e44617. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2023.1.44617

Edição

Seção

Epistemologia & Filosofia da Linguagem