O que a epistemologia da história ensina sobre o conhecimento da fé?

Uma análise do “Interlúdio” de Migalhas Filosóficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2023.1.43832

Palavras-chave:

Sören Kierkegaard, Migalhas Filosóficas, apreensão da verdade, devir, verdade histórica, fé

Resumo

Pela voz de “João Degrau-a-Degrau”, Sören Kierkegaard, em Migalhas Filosóficas, oferece uma análise notável de como a fé se apresenta como meio para a apreensão do que não pode ser apreendido sem paradoxo – em espe- cífico, a verdade absoluta imersa na história. Mesmo sem chegar a um esboço sistemático, é possível dizer que há uma “epistemologia da fé” em Migalhas Filosóficas, e isso em dois aspectos: i) uma reflexão que explicita a fé como um tipo de poder do espírito que gera crenças e atitudes de vida com respeito a um campo objetivo de estrutura metafísica bem definida; e ii) uma reflexão que explicita os processos que ocorrem com o espírito – com a razão, a vontade e tudo o mais que tange o “órgão” da fé – quando a fé tem lugar. Com i) e ii), a fé é também determinada a negativo com respeito ao conhecimento. Para dar suporte a essa tese, faz-se, no presente estudo, um exercício de leitura e análise do “Interlúdio” de Migalhas Filosóficas. Como resultado, ganha-se um esboço das bases filosóficas da epistemologia da fé cristã como epistemologia da crença em verdades históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Hofmeister Pich, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Rheinische Friedrich-Wilhelms- -Universität Bonn. Professor do Programa de Pós-Gra- duação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

---

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

Pich, R. H. (2023). O que a epistemologia da história ensina sobre o conhecimento da fé? Uma análise do “Interlúdio” de Migalhas Filosóficas. Veritas (Porto Alegre), 68(1), e43832. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2023.1.43832

Edição

Seção

Varia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>