Beleza que não se vê
A persistência do medieval na estética contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2022.1.43273Palavras-chave:
beleza visível, beleza invisível, estética, experiência, arteResumo
A experiência da beleza não é menos misteriosa para a estética filosófica de hoje em dia do que era na idade média. Aqui, centro-me na noção de “beleza invisível” e como determinados aspectos do pensamento medieval acerca da natureza da beleza podem ser úteis ao esteta contemporâneo. Comparo alguns conceitos que permeiam todo o período medieval – de que há uma fonte transcendente da beleza visível e de que as belezas visíveis funcionam como imagens da beleza invisível – com uma concepção moderna da experiência estética, tal como expressa em autores como Clive Bell.
Downloads
Referências
AUGUSTINE, St. De Ordine. Ed. and trans. S. Borruso. South Bend Indiana: St. Agustine Press, 2007.
BATTEUX, C. Les Beaux arts reduits a un même principe. Paris: Chez Durand. 1746.
BELL, C. Art. New York: Frederick A. Stokes Publishers, 1913.
BONDS, M. E. Absolute Music: History of an Idea. Oxford: Oxford University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199343638.001.0001
ECO, U. The Aesthetics of Thomas Aquinas. Trans. Hugh Bredin, Cambridge MA.: Harvard University Press, 1988. DOI: https://doi.org/10.2307/432009
ECO, U. Art and Beauty in the Middle Ages. Trans. Hugh Bredin, New Haven and London: Yale University Press, 2002.
ECO, U. On Beauty: A History of a Western Idea. Trans. McEwen, A. London: STcker and Warburg, 2004.
KRISTELLER, P. The Modern System of the Arts: a study in the history of aesthetics I. Journal of the History of Ideas, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 496-527, 1951. DOI: https://doi.org/10.2307/2707484
KRISTELLER, P. The Modern System of the Arts: a study in the history of aesthetics II. Journal of the History of Ideas, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 17-46, 1952. DOI: https://doi.org/10.2307/2707724
MARENBON, J. Aesthetics. In: LAGERLUND, H. (ed.). Encyclopedia of Medieval Philosophy – Philosophy between 500 and 1500. Dordrecht: Springer, 2011. p. 26-33.
MCEVOY, J. Thomas Gallus, Abbas Vercellensis and the Commentary on the De mystica Theologia ascribed to Iohannes Scotus Eriugena. With a concluding note on the Second Latin Reception of the Pseudo-Dionysius (1230-1250). In: CLERY, J. J. (ed.). Traditions of the Platonism. Essays in Honour of John Dillon. Aldershot, 1999. p. 389-405.
PARIS, P. On Form, and the Possibility of Moral Beauty. Metaphilosophy, [S. l.], v. 49, n. 5, p. 711-729, 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/meta.12332
PETRUS Hispanus. Expositio librorum beati Dionysii. Ed. M. A. Alonso. Lisboa: Centro de Estudos de Psicologia e de História da Filosofia, 1957.
PLATO, L. V. The Aesthetic Expression of Moral Character: Moral Beauty in the Eighteenth Century. Münster: Mentis, 2017. DOI: https://doi.org/10.30965/9783957438324
REID, Th. Essays on the Intellectual Powers of Man. Dublin: L. White, 1786. v. II DOI: https://doi.org/10.1093/oseo/instance.00106533
SHAFTESBURY, A. A. C. Earl of, 1711: Characteristics of Men, Manners, Opinions, Times, ed. by L. Klein, Cambridge: Cambridge University Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511803284
SIBLEY, F. Aesthetic Concepts. The Philosophical Review, [S. l.], v. 68, n. 4, p. 421-450, 1959. DOI: https://doi.org/10.2307/2182490
SPEER, A. Aesthetics. In: MARENBON, J. (ed.). Oxford Handbook of Medieval Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 2001. p. 661-684.
TATARKIEWICZ, W. History of Aesthetics. Trans. Montgomery, R. M. Le Hague-Paris: C., Mouton, 1962. (Medieval Aesthetics, v. II).
WOLTERSTORFF, N. Art and the Aesthetic: The Religious Dimension. In: KIVY, P. (ed.). The Blackwell Guide to Aesthetics. Oxford: Blackwell, 2004. p. 325-339. DOI: https://doi.org/10.1002/9780470756645.ch18
WOLTERSTORFF, N. Art Rethought: the social practices of art. Oxford: Oxford University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198747758.001.0001
ZANGWILL, N. Music and Aesthetic Reality: formalism and the limits of description. New York: Routledge, 2015 DOI: https://doi.org/10.4324/9780203073797
ZEMACH, E. Real Beauty. Philadelphia: Penn State University Press, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Veritas (Porto Alegre)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS