A pré-aparência (Vor-Schein) artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2021.1.40941

Palavras-chave:

Pré-aparência (Vor-Schein), Antecipação transgressiva, Estética

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito de pré-aparência (Vor-Schein) artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch. Parte-se da hipótese interpretativa de que a estética utópico-concreta blochiana é sustentada na relação entre as categorias da pré-aparência (Vor-Schein) e da transgressão (überschreitung). O artigo problematiza as interpretações do conceito de pré-aparência (Vor-Schein) antes de expor as duas questões centrais da estética para Bloch: a aparência e a verdade da obra de arte. Segundo ele, a aparência da obra de arte não é a fonte do teor de utopia concreta presente na obra, mas sim a expectativa bem fundada nela. Assim, na expectativa bem fundada da obra, pode-se problematizar a questão da verdade na/da obra de arte, uma vez que a estética blochiana não abandona o mundo real, mas permanece imanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratane de Morais Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Grajaú, MA, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professor Adjunto II de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Grajaú, MA, Brasil.

Referências

BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Tradução de Nélio Schneider. Rio de Janeiro: EDUERJ: Contraponto, 2005. v. 1.

BLOCH, Ernst. Experimentum Mundi: Question, catégories de l’élaboration, praxis. Traduction et notes de Gerard Raulet. Paris: Payot, 1981.

BLOCH, Ernst. Experimentum Mundi. Frage, Kategorien des Herausbringens, Praxis. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1985. (Gesamtausgabe, Band 15).

BLOCH, Ernst. Tübinger Einleitung in die Philosophie. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1985.

FREDRIC, Jameson. Marxism and Form: twentieth-century dialectical theories of literature. New Jersey: Princeton University Press, 1974. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400884506

FURTER, Pierre. Dialética da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

HORNÄK, Sara. Espinosa e Vermeer: a imanência na filosofia e na pintura. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Paulus, 2010.

MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Um capítulo da história da modernidade estética: Debate sobre o expressionismo (Ernst Bloch, Hanss Eisler, Georg Lukács e Bertolt Brecht). 2. ed. São Paulo: Unesp, 2016.

MÜNSTER, Arno. Figures de l’utopie dans La pensée d’Ernst Bloch. Paris: Hermann Philosophie, 2009.

RAULET, Gérard. Utopie – Marxisme selon Ernst Bloch: un système de l’inconstructible. Paris: Payot, 1976.

UEDING, Gert. Blochs Ästhetik des Vor-Scheins. In: BLOCH, Ernst (hrsg.). Ästhetik des Vor-Scheins. Frankfurt/ M: Suhrkamp Verlag, 1974. bd. 1.

UEDING, Gert. Tagtraum, künstlerische Produktivität und Werkprozeß. In: BLOCH, Ernst (hrsg.). Ästhetik des Vor-Scheins. Frankfurt/M: Suhrkamp Verlag, 1974. bd. 2.

UEDING, Gert. L’art comme utopie: remarques sur l’esthétique du pré-apparaître chez Ernst Bloch. In: RAULET, Gerard (ed.). Utopie – Marxisme selon Ernst Bloch: un système de l’inconstructible. Paris: Payot, 1976. p. 68-79.

VIDAL, Francesca. Kunst als Vermittlung von Welterfahrung. Zur Rekonstruktion der Ästhetik von Ernst Bloch. Würzburg: Königshausen & Neumann, 1994.

VIDAL, Francesca. Ästhetik. In: DIESTSCHY, Beat; ZEILINGER, Doris; ZIMMERMANN Rainer (hrsg.). Bloch-Wörterbuch: Leitbegriffe der Philosophie Ernst Blochs. Berlin: De Gruyter 2012. p. 13-38. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110256710.13

ZIPES, Jack. Introduction: Toward a Realization of Anticipatory Illumination. In: BLOCH, Ernst. The Utopian Functon of Art and Literature: Selected Essays. Studies in contemporary German social thought. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1988.

Downloads

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Rodrigues, U. de M. (2021). A pré-aparência (Vor-Schein) artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch. Veritas (Porto Alegre), 66(1), e40941. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2021.1.40941

Edição

Seção

Estética