DIALÉTICA E LIBERDADE: razões, fundamentos e causas

Autores

  • Carlos Roberto Cirne-Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.4.35456

Palavras-chave:

Analítica, Dialética, fundamentação, autofundamentação, necessidade, contingência.

Resumo

Na tradição analítica, tanto a fundamentação lógica cerno a causação ontológica pressupõem sempre a distinção, mais, a separação entre fundante e fundado, entre causa e efeito. Isso leva a regressus ad intinitum, irracionalidade essa que só pode ser evitada pela postulação de uma arkhé inicial que, estando fora da série, faz o começo da série e assim de fora a determina. Surge assim a predeterminação causal. Uma tal concepção leva ao indeterminismo causal que impossibilita a liberdade. Na tradição dialética, fundante e fundado, causa e efeito são, em última instância, um movimento circular: autofundamentação e autocausação. Isso permite pensar a liberdade como autodeterminação. Se o sistema dialético é pensado sem contingência, a autodeterminação é "livre" apenas por não sofrer coerção externa; e!a, dentro em si, é necessária. Se o sistema é pensado com contingência, como aqui se defende, liberdade pode ser pensada como livre escolha. O dilema entre causalidade e livre arbítrio é assim resolvido, sem que se apele como fez Kant para uma teoria de dois mundos.

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Publicado

1998-12-30

Como Citar

Cirne-Lima, C. R. (1998). DIALÉTICA E LIBERDADE: razões, fundamentos e causas. Veritas (Porto Alegre), 43(4), 795–816. https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.4.35456

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