APRESENTAÇÃO

Autores

  • Ernildo Stein

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.1.35390

Resumo

Os trabalhos que compõem a matéria central deste volume da Veritas são o resultado da pesquisa de um grupo de professores que participaram do Colóquio sobre Existência e Culpabilidade realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, organizado pelo Centro de Estudos Integrado Fenomenologia e Hermenêutica. Com o título Existência e Culpabilidade se definiu um objetivo que visava à discussão do problema da culpa em Ser e tempo e em alguns autores que propõem outros aspectos da análise da culpa na Filosofia. O colóquio que se realizou nos três primeiros dias de outubro de 1997 tomou como ponto de partida o parágrafo 58 de Ser e tempo que significa uma verdadeira revolução na reflexão sobre os aspectos centrais da culpa na filosofia ocidental.
Sem poder explorar todas as dimensões que a questão da culpa nos coloca na filosofia existencial e em outras correntes filosóficas, os expositores apresentaram investigações sobre culpa e culpabilidade assim como aparecem na cultura antiga, na antropologia, na psicanálise, na ética, no universo da técnica e como elas representam um f enômeno central no século 20, até tornar-se uma questão coletiva.
As discussões estenderam-se até as origens metafísicas e existenciais da condição humana, marcada pela culpa que, já nos primórdios da filosofia ocidental, recebe, no Dito de Anaximandro, a primeira abordagem. A partir dessa interrogação a culpa se apresenta como um abismo inescrutável e um desafio que acompanha a história da metafísica.
O volume da revista se constitui pelo conjunto dos trabalhos do encontro, num primeiro bloco, e é seguido por . alguns outros textos avulsos sob a epígrafe Debates e as tradicionais Notícias bibliográficas.
O organizador agradece aos autores e aos responsáveis diretos pela
revista a colaboração e o estímulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1998-12-31

Como Citar

Stein, E. (1998). APRESENTAÇÃO. Veritas (Porto Alegre), 43(1), 3. https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.1.35390

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)