EMBRACING THE DIALECTICAL TENSION IN AUTHENTICITY, MORALITY AND SOCIAL JUSTICE

Autores

  • Stephen Chilton University of Minnesota

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2002.4.34896

Palavras-chave:

Moralidade. Autenticidade. Dialética. Justiça Social.

Resumo

Trata-se de retrabalhar uma perspectiva teórica sobre a moral interpessoal e a justiça social de forma a descrever a natureza da autentícidade pessoal. Tal perspectiva concebe esses valores como uma dialética de diferentes vozes, tanto internas como extemas. Visto que ninguém pode prever quem está “certo” num discurso qualquer dado em meio a essas vozes, a moral lida fundamentalmente com o modo como nós/as diferentes vozes tratam-se mutuamente ao buscar e alcançar um acordo; a moral não trata do conteúdo efetivo desses acordos. Esta perspectiva baseia-se num entendimento dessas vozes como sendo fundamentalmente cooperativas, mesmo quando em desacordo, e provê razões para tal convicção. Rompendo, portanto, com a tradição liberal, esta perspectiva vê a separação entre as vozes, e não a sua cooperação, como o fenômeno que precisa ser tematizado. O artigo conclui mostrando as implicações práticas deste entendimento para tratar do problema da violência, tanto oficial quanto criminal.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERT, Hans (1985). Treatise on Critical Reason. Princeton, NJ: Princeton University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400854929

BENHABIB, Seyla (1986). The Generalized and the Concrete Other: The Kohlberg-Gilligan Controversy and Feminist Theory. Praxis International 5(4, Jan):402-424.

CHILTON, Stephen (1998). A Second Moment of Discourse Ethics. In Felipe, ed. (1998:141-153).

———— (2002). Postmodermism in Cognitive-developmental Perspective * In Chilton (forthcoming). ——— (forthcoming). Ways of Relating *

FELIPE, Sônia T., ed. (1998). Justiça como Egjiidade: Fundamentação e interlocuções polêmicas (Kant, Rawis, Habermas) [Justice As Equality: Foundations and Debates (Kant, Rawls, Habermas)). Florianópolis, Santa Catarina, Brazil: Editora Insular / Núcleo de Estudos em Éthica e Filosofia Política [Center for Studies in Ethics and Political Philosophy].

FRANKFURT, Harry G. (1971). Freedom of the Will and the Concept of a Person. The Joumal of Philosophy 68 (1, Jan 14). Pp. 5-20. DOI: https://doi.org/10.2307/2024717

HABERMAS, Jiúrgen (1983/1990). Moral Consciousness and Communicative Action. Cambridge, MA: MIT.

HONNETH, Axel (1995). The Struggle for Recognition: The Moral Grammar of Social Conflicis. Cambridge, MA: MIT.

RAWLS, John (1971). A Theory of Justice. Cambridge, MA: Belknap. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674042605

Downloads

Publicado

2002-12-30

Como Citar

Chilton, S. (2002). EMBRACING THE DIALECTICAL TENSION IN AUTHENTICITY, MORALITY AND SOCIAL JUSTICE. Veritas (Porto Alegre), 47(4), 509–531. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2002.4.34896