A Doutrina do Conceito de Hegel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.3.33316

Palavras-chave:

Liberdade. Necessidade. Subjetividade. Dialética

Resumo

O texto é uma resenha da Doutrina do Conceito hegeliana recém editada e publicada em português. O terceiro livro da Ciência da Lógica é estruturado em subjetividade, objetividade e ideia, com cada uma destas partes também desenvolvida numa estrutura tripartite. Nesta exposição, merece destaque o movimento contraditório de autodeterminação do conceito, no qual a universalidade se autodiferencia imanentemente em particularidade e o conceito retorna a si mesmo na forma da universalidade concreta. O conceito passa pelas diferentes formas de mediação na teoria do silogismo, especialmente com a mediação da universalidade, quando o conceito se transforma em objetividade. Esta começa com a relação externa do mecanismo, avança para a relação interna do quimismo e conclui na teleologia, onde a liberdade é mais elevada que a necessidade. A Ideia, última parte da Doutrina do Conceito, é a unidade sintética entre conceito e objetividade, com destaque no capítulo da Ideia absoluta na qual Hegel formula uma noção de método como estrutura e movimento do conteúdo e da racionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Alberto Wohlfart, Instituto Superior de Filosofia Berthier, Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Professor no Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), Passo Fundo, RS, Brasil.

Referências

HEGEL, GWF. Ciência da Lógica. A Doutrina do Conceito. Trad. de Christian G. Iber, Federico Orsini. Petrópolis e Bragança Paulista: Editora Vozes e Universitária São Francisco, 2018.

HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio (1830). Trad. Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Wohlfart, J. A. (2019). A Doutrina do Conceito de Hegel. Veritas (Porto Alegre), 64(3), e33316. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.3.33316