Robôs de conversação e o ethos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.33174

Palavras-chave:

Ethos. Robôs de conversação. Inteligência Artificial. Linguística. Processamento de Linguagem Natural.

Resumo

Com a evolução da tecnologia, é cada vez mais comum encontrar robôs de conversação com maior capacidade de argumentar em um diálogo. Embora estejam muito longe de se igualarem a seres humanos nesse quesito, há vários desses robôs com performances significativas ao realizar essa tarefa. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo discutir basicamente o conceito de ethos em máquinas que simulam personalidades humanas pré-determinadas. O estudo baseia-se em consulta bibliográfica interdisciplinar voltada às áreas de Linguística, Discurso, Retórica, Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial e Processamento de Dados. A observação dos exemplos utilizados para comparação sugere que mais pesquisas na mesma direção devem ser realizadas, tendo em vista que a evolução dessas máquinas é exponencial e constante.

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Biografia do Autor

Edio Roberto Manfio, Faculdade de Tecnologia Julio Julinho Marcondes de Moura - Fatec

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR. Professor referência III da Faculdade de Tecnologia de Garça, Garça, SP, Brasil.

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Publicado

2019-10-15

Como Citar

Manfio, E. R. (2019). Robôs de conversação e o ethos. Veritas (Porto Alegre), 64(2), e33174. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.33174

Edição

Seção

Filosofia & Interdisciplinaridade