O papel da noção de representação na Concepção de ciência de Heinrich Hertz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.32425

Palavras-chave:

Filosofia. Ciência. Teoria. Representação. Mecânica.

Resumo

A obra Eletric Waves (1893) foi o ponto de partida para a análise filosófico-metodológica das teorias científicas por parte de H. Hertz e a culminância dessa prática deu-se com a sua obra póstuma The Principles of Mechanics (1894). Nas introduções a essas duas obras um tema metacientífico se apresenta como núcleo central. Nelas Hertz trata das diferentes representações, imagens ou modelos (esquemas conscientemente construídos) dos fenômenos físicos: no caso da primeira obra, dos fenômenos eletromagnéticos; no caso da segunda, dos fenômenos mecânicos. E a questão que  tenta resolver é a seguinte: qual é a origem da pluralidade de imagens nas teorias científicas? Seria ela inevitável? É sobre esse tipo de questões que se fixa o presente trabalho na intenção de apresentar o papel da noção de representação na concepção de ciência de Heinrich Hertz.

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Biografia do Autor

Eduardo Simões, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e professor Lógica e Epistemologia do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO, Brasil.

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Publicado

2019-10-15

Como Citar

Simões, E. (2019). O papel da noção de representação na Concepção de ciência de Heinrich Hertz. Veritas (Porto Alegre), 64(2), e32425. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.32425

Edição

Seção

Filosofia & Interdisciplinaridade