A atualidade da crítica de Adorno para as pesquisas qualitativas com bases empíricas em educação

  • Pedro Savi Neto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Theodor W. Adorno, Teoria Crítica, Hermenêutica Objetiva, pesquisa em educação.

Resumo

Neste artigo, serão apresentados dados e argumentos sobre a atualidade da crítica de Theodor W. Adorno para as pesquisas qualitativas com bases empíricas em educação, com especial ênfase à hermenêutica objetiva, desenvolvida por Ulrich Oevermann e aplicada por Andreas Gruschka às pesquisas em educação. O tema será abordado da seguinte maneira: (a) serão apontados elementos históricos e teóricos do desenvolvimento de um método de pesquisa próprio pela Teoria Crítica; (b) serão apresentados elementos caracterizadores da hermenêutica objetiva; (c) para, por fim, apresentar algumas das contribuições de Gruschka na aplicabilidade do referido método às pesquisas educacionais na Alemanha, além de algumas experiências no Brasil a partir da referida abordagem de pesquisa.

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Publicado
2018-10-05
Como Citar
Savi Neto, P. (2018). A atualidade da crítica de Adorno para as pesquisas qualitativas com bases empíricas em educação. Veritas (Porto Alegre), 63(2), 744-764. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.30792